Turismo

Airbnb lança nova plataforma e insere processo de identificação

A plataforma digital de alojamento local Airbnb anunciou o alargamento do conceito de anfitrião que, além de alugar a casa ou quartos, vai partilhar os seus interesses e passatempos, e um novo processo de autenticação de identidade.

A partir de Los Angeles e depois de oito anos de atividade, a empresa anunciou o lançamento de uma plataforma denominada Trips, a qual agrega “experiências, locais e casas, com a funcionalidade de voos e serviços a ser acrescentada, no futuro”.

Em comunicado, a plataforma explicou que as experiências são “atividades desenhadas e dirigidas por especialistas locais”, estando disponíveis atualmente cerca de 500 experiências em 12 cidades mundiais.

“A partir de hoje, os nossos anfitriões nestas e noutras 39 cidades do mundo, incluindo Lisboa, podem pedir para publicar o anúncio com as suas experiências”, precisou a empresa, que explicou ainda que os locais refletem as “recomendações de centenas de milhar de anfitriões inscritos” e são “uma alternativa às listas agregadas de locais turísticos”.

Por enquanto, o “100 Insider Guidebooks” (locais) vai estar disponível, no lançamento, em seis cidades – Los Angeles, São Francisco, Havana, Nairobi, Detroit e Seul”.

Esta funcionalidade irá disponibilizar áudio guias para as visitas, com São Francisco, Paris, Londres, Tóquio e Seul a facultarem esta opção na primavera do próximo ano. Os locais vão também garantir a categoria “‘Encontros’, que vai possibilitar aos negócios locais receberem eventos regulares ou únicos dirigidos a hóspedes e anfitriões locais”.

“Até agora, a Airbnb dedicou-se às casas. Hoje, a Airbnb lança a plataforma Trips, juntando o local onde ficamos, o que fazemos e as pessoas que conhecemos, num único lugar. Queremos devolver a magia ao ato de viajar, colocando as pessoas de novo no centro de qualquer viagem”, justificou o presidente executivo da plataforma, Brian Chesky.

Como novidade foi também apresentada a opção “Itinerário de Viagem” para que o utilizador possa fazer reservas e acrescentar experiências que queria fazer.

Também haverá um novo processo de autenticação de identidade a todos os utilizadores, que passará pela digitalização de um documento oficial e a submissão de uma ‘selfie’ (fotografia).

“O Trips também alavanca as medidas de Segurança e Confiança da Airbnb, incluindo as equipas de apoio ao cliente que contam com mais de 250 pessoas, 24 horas por dia todos os dias, os pagamentos seguros, as trocas de mensagens, os perfis e críticas e, ainda, um novo seguro de responsabilidade civil de um milhão de dólares disponível para os anfitriões de Experiências elegíveis”, lê-se no comunicado.

Atualmente, a plataforma Airbnb agrega três milhões de casas disponíveis para reserva em 191 países.