Turismo

Festival 'Itália com Alma' está de volta ao Il Basilico

Ver Galeria

O festival “Itália com Alma” está de regresso ao restaurante italiano do grupo PortoBay, o Il Basilico, localizado junto à promenade do Lido, na cidade do Funchal, entre 7 e 15 de novembro.

No primeiro dia do festival, a 7 de novembro, acontece o “Ensemble de Chefes PortoBay” que terá como anfitriões Benoît Sinthon do restaurante Il Gallo d’Oro – The Cliff Bay (1 estrela Michelin), Klaus Leichtenmüller do hotel Porto Santa Maria, Alcino Marques e Jörg Zimmermann do resort Vila Porto Mare e Cristiano Cutietta do restaurante Il Basilico. Cada um irá preparar um prato especial e exclusivo para o evento.

O Chefe italiano Giorgio Damasio, chefe consultor do restaurante Populi e responsável pela ementa do restaurante Mercantina, em Lisboa, é o convidado especial desta edição.

Nascido em Génova, trocou a carreira académica em ciências políticas pela paixão pela cozinha, herdada da família, sobretudo da mãe e da avó. Vive atualmente em lisboa onde é chefe consultor do Populi e responsável pela ementa do Mercantina. As raízes da região da liguria, assim como a sua permanência em Portugal, marcam profundamente o seu estilo de cozinha, apresentando uma versão moderna dos sabores tradicionais da gastronomia italiana e portuguesa.

Esta semana, no restaurante Il Basilico, é possível degustar as suas especialidades culinárias que prometem surpreender pelos seus apurados sabores, entre as quais: Flan de parmesão com gambas e redução de vinho chianti, risotto de choco com tinta à veneziana e camarão à la guilho e raviólis de grelos com recheio de batata e bacalhau em caldeirada com pimentos e molho de amêijoas.