Turismo

Turismo Porto e Norte junta-se à Galiza para promover turismo gastronómico

A Turismo Porto e Norte de Portugal assinou hoje um protocolo de colaboração com a Fundação de Feiras e Exposições de Ourense, Galiza, com a finalidade de fomentar o turismo gastronómico e de saúde e bem-estar nas duas regiões.

"Fomentar o turismo de proximidade entre a Galiza e o Norte de Portugal, especialmente nos setores relacionados com o turismo gastronómico e o turismo de saúde e bem-estar que coincidem com as duas feiras internacionais de turismo acreditadas pelo Governo de Espanha e organizadas pela Expourense [Fundação de Feiras e Exposições de Ourense]", define o protocolo de colaboração hoje assinado no Porto.

As duas entidades irão agora promover as feiras internacionais Xantar (Salão Internacional de Turismo Gastronómico) e Termatalia (Feira Internacional de Turismo Termal) em Espanha, sendo que à Expourense compete a reserva de um espaço prioritário para a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) nos dois eventos bem como condições especiais aos seus parceiros.

Paralelamente, a entidade TPNP fica obrigada a promover estas duas feiras internacionais "entre as câmaras municipais e empresas privadas da sua região, com a finalidade de fomentar a participação de entidades expositoras que reforcem a presença do destino para as férias".

Quer a Expourense quer a TPNP assumem ainda que irão cooperar no desenvolvimento e gestão de missões empresariais transfronteiriças dentro da eurorregião Norte de Portugal-Galiza, "com o objetivo de potenciar um destino comum a nível nacional e internacional".