Turismo

Coimbra discute estratégia nacional de Turismo para a próxima década

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, preside na quinta-feira à sessão de abertura do Laboratório Estratégico de Turismo do Centro, que irá decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Os Laboratórios Estratégicos de Turismo Territoriais (LETT) decorrem em cada uma das sete regiões NUT II, no âmbito da Estratégia para o Turismo 2027 (ET 27), e visam construir "uma estratégia partilhada, envolvendo agentes públicos e privados - empresas, instituições, regiões e ‘players’ de setores complementares para o turismo".

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, será o anfitrião da sessão pública de Coimbra, que terá Nuno Fazenda, da Direção Estratégia/DGPC do Turismo de Portugal, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, como principais oradores.

A sessão de Coimbra será encerrada por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.

A ET 27 propõe-se identificar prioridades e opções, promover a integração das políticas setoriais que influenciam a atividade do turismo e assegurar uma estabilidade nas políticas públicas do turismo até 2027.

Assenta em cinco eixos estratégicos: - valorizar o território; - impulsionar a economia; - potenciar o conhecimento; - gerar conectividade; - projetar Portugal.

A Estratégia para o Turismo 2027 pretende ser o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década, articulando uma visão de longo prazo com uma ação no curto prazo, no âmbito do futuro quadro comunitário de apoio 2021-2027.

"Queremos uma estratégia para os próximos dez anos, na qual assumamos o que queremos o que o turismo seja em Portugal; onde todos participem e sejam envolvidos", resumiu Ana Mendes Godinho no arranque do debate nacional sobre a Estratégia para o Turismo 2027.