Turismo

Presidente da Câmara de Lisboa visitou pousada do grupo Pestana

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa visitou ontem a Pousada de Lisboa, em companhia do Presidente do Grupo Pestana e respectiva Administração, no âmbito da comemoração do primeiro aniversário da sua actividade.

A visita, de acordo com informação emitida pelo grupo Pestana, juntou ainda autores e responsáveis pelas peças de arte expostas na Pousada, “que é dotada de um vasto e rico conjunto de bens patrimoniais móveis, de entre os quais se destacam as esculturas de Leopoldo de Almeida, Simões de Almeida, Raul Lino e Manuel Patinha, assim como as cerâmicas de Maria Valente, todos pertencentes ao espólio do Museu de Lisboa e cedidos pela Câmara Municipal de Lisboa bem como as pinturas de Nadir Afonso, cedidas pela respectiva Fundação e ainda o mobiliário da colecção das Pousadas de Portugal”.

A Pousada de Lisboa situa-se na Praça do Comércio, em pleno centro histórico da Capital, recorda o grupo hoteleiro. A Pousada ocupa “um imóvel de grande relevância patrimonial, no local da muralha dionisina e enquadrada pelo Plano da Baixa Pombalina, tendo sido objecto de uma significativa intervenção que se insere na estratégia de requalificação e revitalização urbanística da cidade e da sua zona ribeirinha”.

Esta intervenção realizada pelo Grupo Pestana proporcionou a mudança de utilização do edifício, agora transformada numa unidade hoteleira de referência internacional (e nacional), e teve impacto positivo sob o ponto de vista construtivo pois permitiu eliminar elementos estranhos e dissonantes anteriores e recuperar elementos com valor arquitectónico e artístico do edifício, acrescenta a mesma nota.

Neste primeiro ano de actividade, a Pousada de Lisboa foi visitada por mais de 90 mil hóspedes, na sua grande maioria estrangeiros e foi distinguida a nível internacional pela conceituada editora americana Condé Nast, com o prémio “Melhor Pequeno e Exclusivo Novo Hotel”. Foi ainda reconhecida a nível nacional, com distinções referentes ao trabalho de reabilitação urbana atribuídas pela Vida Imobiliária e pelo Magazine Imobiliário.

Membro da prestigiada Small Luxury Hotels of the Word, a Pousada de Lisboa é a mais recente unidade da rede Pousadas de Portugal, que com mais de 70 anos de História e, sob a gestão do Grupo Pestana desde 2003, assumem-se como uma das marcas portuguesas mais relevantes, sinónimo de qualidade, hospitalidade, cultura e tradição.