Turismo

Governo lança programa para atrair congressos para Portugal

O Ministério da Economia anunciou hoje o lançamento do programa M&I Portugal (Meeting & Incentives Portugal) destinado a apoiar a captação e realização de congressos e eventos corporativos em Portugal.

O programa M&I Portugal 2016-2018 vai ser operacionalizado por uma equipa especializada criada para captação ativa deste tipo de eventos e coordenada por Joaquim Pires, do Turismo de Portugal I.P, refere o ministério em comunicado.

No âmbito deste programa vão ainda ser disponibilizados na internet uma plataforma de divulgação dos congressos e eventos corporativos que se realizem em Portugal, a oferta de espaços existente para a sua realização e um calendário de eventos, incluindo os culturais, desportivos e gastronómicos, numa "lógica de oferta nacional integrada".

O ministério refere que "este programa reflete a aposta do Governo num produto turístico considerado fundamental para a desconcentração temporal e geográfica da procura, bem como para a valorização do interior do país".

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada no comunicado, "este programa é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de atividades capazes de gerar atratividade nos destinos, contrariar a sazonalidade turística e atenuar assimetrias regionais, que são prioridades deste Governo".

O programa vai monitorizado durante o período de vigência (2016-2018), tendo em vista otimizar a sua execução, diz ainda o ministério.