Turismo

Vila Real de Santo António constrói hotel para atletas de alta competição

A Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA), no distrito de Faro, lançou no início da semana o concurso público de construção, exploração e gestão de uma unidade hoteleira de "gama superior" no Complexo Desportivo da cidade.

A autarquia explica, num comunicado, que o futuro hotel dará resposta aos milhares de estágios de atletas de alta competição que anualmente escolhem esta estrutura de treino já classificada como Centro de Alto Rendimento e que será um complemento ao turismo desportivo, responsável pelas boas taxas de ocupação hoteleira do concelho.

O município já tinha apresentado, no início de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, projetos para a construção de seis unidades hoteleiras e para a requalificação da frente de mar da localidade balnear de Monte Gordo.

Na ocasião, a câmara referiu que serão investidos "cinco milhões de euros" na construção do hotel no Complexo Desportivo e que as obras começarão em setembro.

"A unidade terá a tipologia mínima de quatro estrelas e cerca de uma centena de quartos", revela a autarquia no comunicado de hoje, acrescentando que "será construída junto aos campos de ténis do Complexo Desportivo e localizada a poucos metros da Mata Nacional das Dunas Litorais e do centro histórico da cidade, possuindo todas as comodidades associadas à prática desportiva".

Para o presidente de VRSA, Luís Gomes, o futuro hotel "representa um sinal claro da atratividade económica da cidade, que ganha o seu primeiro hotel de gama superior, e é sinal do reconhecimento do Complexo Desportivo, procurado há muito por milhares de atletas olímpicos e pelas melhores equipas mundiais".

O Complexo Desportivo faz parte da rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo da Fundação do Desporto e está vocacionado para as modalidades de atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.