Turismo

Turismo do Porto e Norte promove destino junto de famílias espanholas

O Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) informou hoje que vai estar presente na feira internacional de turismo 'Expovaciones', em Bilbau (Espanha), entre a próxima sexta-feira e domingo, com vista à captação de visitantes com famílias.

"O Porto e Norte quer ser o destino das famílias espanholas. A estratégia é uma aposta na abordagem 'Viajar em Família', privilegiando experiências turísticas diversificadas muito vocacionadas para a família, sobretudo, para quem visita de automóvel/autocaravana/avião", lê-se no comunicado de imprensa do TPNP enviado hoje à comunicação social.

Segundo o presidente do TPNP, Melchior Moreira, é importante levar a promoção do destino a plataformas de promoção como a feira Expovaciones, em Bilbau, designadamente um produto turístico "como os agregados familiares que visitam o Porto e Norte" e que necessitam de "orientação específica que permita conciliar os interesses dos pais com as exigências dos filhos".

Para fazer face ao crescente número de famílias que visitam o Norte de Portugal, o TPNP lançou dia 15 de março passado, em Vila do Conde, o primeiro guia turístico temático da região, denominado "Viajar em Família", como resposta ao aumento de famílias a embarcar no Aeroporto do Porto (37%).

Mais de um terço dos turistas que embarcaram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro viaja com um filho e tem entre 26 e 40 anos.

Nos próximos dias 6,7 e 8 de maio, o TPNP vai, assim, continuar a promover a região junto das famílias, mas desta vez em Espanha, devido "ao contínuo crescimento" que o mercado ibérico tem representado para o Norte de Portugal, revelando no seu expositor "produtos premium de gastronomia e vinhos e um programa alargado de atividades diferenciadoras da Região.

A feira Expovaciones recebeu 85 mil visitantes na edição de 2015 e assume-se como uma "plataforma promocional privilegiada para o Porto e Norte de Portugal, sobretudo, nas comunidades autónomas do País Basco e Cantábria", refere a mesma nota de imprensa.

Bilbau é um município e cidade da comunidade autónoma do País Basco, capital da província e território histórico da Biscaia, e tem mais de 350 mil habitantes.