Turismo

Sector hoteleiro de Lisboa e Porto vai crescer este ano e em 2017

Um estudo da empresa PwC, denominado, “Cidades Europeias Previsões para Hotéis para 2016 e 2017”, revela que Lisboa e Porto são das cidades europeias que mais vão crescer no setor hoteleiro este ano e em 2017.

“Lisboa foi uma das cidades europeias em que se verificou maiores taxas de crescimento em 2015 e deverá ser a quinta cidade com maior crescimento em 2016 e a segunda em 2017”, refere o estudo da empresa de consultadoria PwC.

Em relação ao Porto, o estudo demonstra que em 2015 houve um crescimento de 20,4%, ficando a cidade em “terceira posição nas cidades que mais cresceram” naquele ano.

“O Porto deverá ser a sexta cidade com maior crescimento em 2016 e a terceira em 2017”, refere o estudo, elaborado com base nos três principais indicadores dos hotéis, nomeadamente a Taxa de Ocupação, Taxa Média Diária e Receita por Quarto Disponível, em 19 das mais importantes cidades da Europa.

Segundo a PwC, as cidades foram escolhidas de acordo com a sua “relevância” e incluem cidades de “passagem e/ou centros de negócios e de turismo”.

“A imagem segura e positiva transmitida pela cidade (de Lisboa) deverá contribuir para alavancar o crescimento do turismo em 2016. Lisboa continuar a beneficiar da quebra do número de viagens para o Mediterrâneo Oriental, fator benéfico para a generalidade do setor do turismo em Portugal”, sublinha o estudo.

O estudo perspetiva também um aumento do volume de cruzeiros na cidade de Lisboa.

“Os principais mercados emissores para a Área Metropolitana de Lisboa continuam a ser o espanhol, o francês e o alemão”, acrescenta.

No caso do Porto, também são os espanhóis, alemães, franceses e brasileiros que mais visitam a cidade, que “continua a consolidar-se como um dos destinos mais atrativos da Europa”.

Segundo César Gonçalves, sócio da PWC, responsável pelo setor do Turismo em Portugal, a “necessidade de fazer face a um ambiente mais competitivo vai obrigar as empresas a reforçarem as suas competências” nas áreas de recursos humanos e ferramentas tecnológicas para uma “gestão mais dinâmica” e “aumentar a sua rentabilidade”.

“Os hotéis terão de ter as pessoas e as competências que lhes permitam competir, crescer e diferenciar-se da sua concorrência… não a do ‘outro lado da rua’, mas sim a da cidade concorrente”, sublinha.

As cidades com maior crescimento hoteleiro, em 2015/2016, são de Roma (Itália), com 19,2%, Dublin (Irlanda), com 9,1%, Praga (República Checa), com 6,6%, Madrid, com 5,8%, Lisboa, com 5,7%, e Porto, com 4,5%.

Para 2017, o estudo prevê um crescimento de 8,2% para Dublin, 6,9% para Lisboa, 5,8% para o Porto, 5,5% para Barcelona, 4,9% para Praga e 4,1% para Milão.

“O setor hoteleiro deverá continuar a registar níveis de crescimento mais elevados do que os restantes setores da economia”, afirmou a responsável da PwC pelo setor do turismo no Reino Unido, Liz Hall.