Turismo

Contrato de concessão da ANA impõe redução de taxas na Madeira

O contrato de concessão da ANA impõe reduções  das taxas aeroportuárias no Aeroporto da Madeira e congelamento das taxas  nos aeroportos dos Açores e do Porto, disse  o secretário de Estado  dos Transportes.

Sérgio Monteiro sublinhou que os candidatos à privatização da ANA têm  de preencher uma série de "critérios qualitativos", entre os quais a redução  das taxas na Madeira, que disse ser "o aeroporto mais caro da Europa", e  o congelamento das taxas nos Açores e no Porto durante dez anos.

"Só em Lisboa as taxas vão aumentar", afirmou o secretário de Estado,  salientando que o objetivo do Governo é "promover a coesão social e territorial".

A ANA tem a concessão dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada,  Santa Maria, Horta e Flores.   A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, afirmou,  em Conselho de Ministros, que "a privatização da ANA envolverá também o  aeroporto da Madeira", no mesmo dia em que o Governo aprovou a passagem  dos consórcios Blink, Eama, Fraport/IFM, Vinci e Flughafen Zürich à segunda  fase de privatização da ANA.

Os consórcios candidatos têm que apresentar a proposta vinculativa até  14 de dezembro.