Turismo

TAP promove arte do bordado tradicional nos seus aviões

A TAP associa-se ao Município de Vila Verde, no Distrito de Braga, para a promoção e divulgação do artesanato português típico desta região do norte do país, o Lenço de Namorados.

Hoje, em que se assinala o Dia dos Namorados, grande parte dos aviões da TAP foram vestidos com encostos de cabeça com um bordado especial, exclusivamente criado para a companhia pelas bordadeiras da Cooperativa Aliança Artesanal.

Esta Cooperativa com sede em Vila Verde, foi criada em 1988, com o intuito de recuperar, reproduzir, divulgar e comercializar os Lenços de Namorados, uma tradição que remonta ao século XVIII. Alberga 5 artesãs a tempo inteiro e conta com cerca de 120 cooperantes que realizam trabalhos pontuais para a cooperativa, desenvolvendo um trabalho de ligação à terra.

O Lenços de Namorados é assim levado a todo o mundo nas asas da TAP que continua a assumir-se como embaixadora dos produtos portugueses, dando um forte contributo para a economia local  da região do norte do país.

O dia dos namorados foi também comemorado nos vários destinos da TAP no mundo através de um passatempo lançado nas redes sociais. Os dez casais que chegaram primeiro aos aeroportos de Lisboa e do Porto no dia 14, vestidos de noivos, e encontraram a assistente de terra da TAP que estava a usar o Lenço de Namorados ao pescoço embarcaram de imediato em voos oferecidos pela TAP para Natal, Roma, Paris, Londres, Madrid, Amesterdão, Funchal e Ponta Delgada.

Com estas duas iniciativas a TAP divulgou o artesanato regional português a bordo da sua frota, assinalando ainda o Dia dos Namorados com a oferta de viagens aos seus Clientes num dia de operação que contou com mais de 280 voos para 70 destinos da companhia, tendo transportado mais de 28.500 passageiros.