Turismo

APAVT espera que saída do presidente do Turismo de Portugal não abale trabalho traçado

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) elogiou o trabalho de João Cotrim de Figueiredo à frente do Turismo de Portugal, esperando que a sua saída não abale "a direção inovadora" que estava a ser traçada.

"A APAVT recorda o Dr. João Cotrim de Figueiredo como uma pessoa de bom trato, bem preparado e intelectualmente lúcido, com vontade e capacidade de trabalho em equipa, uma pessoa que se inseriu rapidamente no setor com uma lógica clara de trabalho coletivo que - pode ser dito já - esteve ligado a um excelente período do país enquanto realidade turística e a um trabalho, sem dúvida, inovador na área da promoção e da relação em geral com os mercados emissores", disse o presidente da associação, Pedro Costa Ferreira à Lusa.

Por tudo isto, acrescenta o responsável, "o que podemos dizer, com toda a certeza, é que ficamos com a ideia de que este último diretor do Turismo de Portugal vai ser recordado pelo setor pela positiva, sem dúvida nenhuma".

Pedro Costa Ferreira acrescenta esperar que, "do ponto de vista do trabalho de promoção", este "possa ser mantido na direção que vinha sendo traçada" e que define assim: "Iminentemente técnica, uma direção que, uma vez mais, tudo leva a crer que tem contribuído para os últimos resultados muito positivos do país. E, portanto, esperamos que esta saída não abale traves mestras do trabalho que vinha sendo feito na promoção".

João Cotrim de Figueiredo anunciou ontem que vai deixar a presidência do Turismo de Portugal, cerca de dois anos depois de ter sido escolhido para o cargo pelo secretário de Estado do Turismo do anterior governo, Adolfo Mesquita Nunes.

"A minha saída é uma decisão que tomo em consciência, numa altura em que o país se pode orgulhar do desempenho do Turismo em Portugal. Na base do inegável sucesso do setor em anos recentes está não só o notável trabalho das empresas e das entidades públicas, mas, também, a estratégia vencedora do Turismo de Portugal executada com profissionalismo e independência", afirma João Cotrim de Figueiredo numa nota enviada à Lusa.

O responsável lembra que, "se o Turismo em Portugal atravessa um dos seus melhores momentos de sempre, se o setor é finalmente reconhecido - nacional e internacionalmente - como um setor vital para a economia, se o Turismo de Portugal é um exemplo de dinamismo e modernidade na Administração Pública, tal só foi possível pela grande competência demonstrada pelos seus colaboradores e pela despolitização das suas decisões técnicas", razão pela qual endereça agradecimentos aos colaboradores do Turismo de Portugal "pelo notável trabalho efetuado" enquanto esteve em funções.

"Como gestor profissional, só posso aceitar assumir a responsabilidade por resultados se dispuser da independência de atuação técnica que é essencial ao sucesso de uma atividade tão competitiva e dinâmica como o Turismo, independentemente das legítimas orientações políticas emanadas pelo governo em funções, como aliás sempre referi publicamente", sublinha Cotrim de Figueiredo.

E acrescenta, na mesma nota: "Tenho a consciência de que cumpri com êxito parte da missão que me foi confiada, mas devo preservar a minha independência profissional, bem como a defesa da independência política do setor."