Turismo

Proveitos crescem mais do que as dormidas na Madeira

A hotelaria madeirense manteve em Outubro uma trajectória positiva com os proveitos totais e de aposento a registarem incrementos homólogos acima das dormidas.

Segundo dados relevados hoje pela Direcção Regional de Estatística, as primeiras estimativas para o mês de outubro de 2015 apontam para um crescimento nos principais indicadores da hotelaria, com aumentos homólogos de 4,6% nas dormidas, 12,7% nos proveitos totais e 14,5% nos proveitos de aposento. A nível nacional, pela mesma ordem, os crescimentos observados nestas variáveis foram de 6,9%, 14,4% e 14,9%.

O total de dormidas na RAM no mês de Outubro foi de 560,2 milhares enquanto os proveitos totais e de aposento atingiram os 28,3 e os 17,8 milhões de euros, respectivamente.

Nos mercados tradicionais, assinala-se o incremento das dormidas de turistas britânicos e alemães (variações de +17,1% e +1,9% face a outubro de 2014, respetivamente), enquanto o mercado francês registou uma redução de 6,4%. O mercado nacional apresentou um aumento de 4,0%, invertendo a tendência dos três meses anteriores, nos quais se havia registado quebras homólogas.

Emtermos acumulados, analisando os primeiros dez meses de 2015, conclui-se que as dormidas cresceram 4,8% na Região, enquanto os proveitos totais e de aposento registaram incrementos de 9,4% e 11,1%, respetivamente, em comparação com o período homólogo.

A taxa líquida de ocupação-cama (TLOC) no mês em referência fixou-se em 64,8%, 4,6 pontos percentuais acima do observado em outubro de 2014, mantendo-se como a mais elevada entre as regiões NUTS II portuguesas.

Há a salientar ainda o acréscimo homólogo do rendimento médio por quarto (RevPAR) em 17,8%, para 42,67€.

De notar que no caso das dormidas, proveitos e RevPAR, este foi o melhor mês de Outubro de sempre.