Turismo

Era uma vez a Netviagens

O Tribunal da Comarca de Lisboa decretou a 25 de novembro a insolvência da primeira agência de viagens 'online' portuguesa, a Netviagens, que foi requerida pelo fornecedor Soliférias e publicada no portal judicial Citius.

O Jornal de Negócios adianta, na edição de hoje, que a Neviagens-Agência de Viagens e Turismo, S.A. faliu, encontrando-se o endereço virtual indisponível e os telefones de contacto inoperáveis.

No portal judicial Citius está publicado que o Tribunal da Comarca de Lisboa decretou a 25 de novembro passado a insolvência da Netviagens.

Contactada pela agência Lusa, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo disse que, "formalmente, não tem confirmação da falência da Netviagens", mas adiantou ter recebido dez queixas relativas ao encerramento da empresa.

A Lusa contactou também a Deco - Associação de defesa do consumidor, que diz ter recebido seis queixas de clientes relativas ao fecho da Netviagens.

A Netviagens foi fundada em outubro de 2000, pertenceu ao grupo Cofina até 2003, altura em que foi vendida ao Grupo Espírito Santo (que ficou com a agência até 2013).

Em janeiro de 2014, a Netviagens foi vendida ao ClubeFashion, liderado por Gonçalo Saudade e Silva, e que também "estará em dificuldades".

A Netviagens e o ClubeFashion pertencem ao grupo Discoverability, de Gonçalo Saudade e Silva.

De acordo com o Jornal de Negócios de hoje, a linha de apoio ao cliente do Clube Fashion (clube de moda lançado em 2006) deixou de funcionar e o 'loungue' de atendimento presencial, que dividia com a Netviagens, em Lisboa, junto ao Mercado da Ribeira, foi encerrado.

O Negócios cita ainda um relatório comercial da Informa D&B sobre a Netviagens, indicando que a empresa fechou 2014 com vendas de 494 mil euros e prejuízos de 279 mil euros.