Turismo

Natal a 50% e fim-de-ano a 70% na Madeira

O Governo da Madeira vai gastar cerca de dois  milhões de euros no programa de animação de Natal e fim de ano, menos 32%  do que com o cartaz de 2011, disse hoje a secretária regional do Turismo.

"O programa tem um orçamento global de pouco mais de dois milhões de  euros, quando em 2011 foi de três milhões", apontou a governante numa conferência  de imprensa convocada para apresentar o projeto.

Conceição Estudante salientou que há uma diminuição de 35% no valor  investido nas iluminações (que custarão 1,2 milhões de euros) e de 16% no  espetáculo de fogo de artifício.

"O figurino segue o modelo dos anos anteriores, com algumas novidades,  e o princípio que norteou este programa foi o da contenção e redução das  despesas, conciliado com a necessidade de manter a qualidade e dignidade"  do cartaz turístico da Madeira, "para que a imagem deste destino criada  ao longo dos anos não seja prejudicada", destacou.   Quanto à ocupação hoteleira prevista para esta quadra, Conceição Estudante  referiu que as perspetivas apontam para "valores idênticos aos do ano anterior  no Natal", situando-se nos 50%, e "ligeiramente acima no fim de ano", prevendo-se  que atinja os 70% neste caso.

O espetáculo pirotécnico da passagem de ano, que já foi considerado  "o melhor do mundo" e figura no Livro dos Recordes, terá por tema "A Festa  Madeirense" e durará oito minutos. Haverá 35 postos de fogo, menos cinco  do que em 2011.

"Naturalmente que há a redução de um milhão de euros e não vamos ter  a mesma exuberância. Mal pareceria ter o mesmo resultado com menos dinheiro,  o que significaria que antes estávamos a gastar mal", argumentou.

Conceição Estudante realçou que o programa de Natal e fim de ano começa  a 1 de dezembro e se prolonga até 6 de janeiro, sendo "constituído por  uma série de eventos que visam celebrar o Natal num clima de festa e alegria  que contrabalence as dificuldades que as pessoas estão a passar".

Entre as novidades estão a definição de dois pontos de animação fulcrais  - a Avenida Arriaga e a Praça do Mar, junto ao porto do Funchal (a partir  de 27 de dezembro) - e a festa "Natal da Pontinha", na Gare Marítima do  Funchal (18 de dezembro).

As iluminações acendem na Baixa do Funchal a 1 de Dezembro, arrancando  também o programa das festividades, com animação de rua, iniciativas musicais,  como a atuação de grupos etnográficos e folclóricos, bandas filarmónicas,  e várias exposições em diferentes espaços da cidade.

Ocartaz inclui ainda a iniciativa "Pai Natal Solidário", destinada  a arrecadar peças para oferecer a crianças das instituições de solidariedade  social, as tradicionais Missas do Parto (16 a 24 dezembro), a Noite do Mercado  (dia 23), a Feira tradicional das Casas do Povo (dia 27), o XV Festival  de Coros de Natal e a LIV Volta à Cidade em Atletismo.