Turismo

Turismo do Porto e Norte lança guia turístico com locais de "visita obrigatória"

A entidade regional de Turismo do Porto e do Norte de Portugal (TPNP) lança na quinta-feira um guia de bolso com sugestões de paragem e visita em 86 concelhos da região destinado a turistas.

O presidente da TPNP, Melchior Moreira, afirmou hoje que este guia de 140 páginas, cuja apresentação decorrerá no Centro Interpretativo Monte Padrão, em Santo Tirso, distrito do Porto, apresenta "sugestões de paragem e visita em todos os concelhos da região, com indicação dos principais pontos de interesse turístico de 'visita obrigatória'".

O guia de bolso, acrescentou, apresenta ideias para "férias curtas, fins de semana prolongados pelo Porto e Norte de Portugal", sugerindo a visita aldeias ou freguesias a conhecer nos arredores dos concelhos.

Para o responsável, esta sugestão de 'short breaks' é mais uma "resposta turística, cirúrgica, que pretende alargar as opções de visita adequando-as ao tempo disponível dos visitantes".

"O nosso destino tem potencialidades turísticas ímpares. Os últimos dados publicados voltam a revelar crescimento nas dormidas, nos proveitos totais, nos proveitos por aposento, na ocupação por cama (...), o que nos eleva a fasquia diariamente e nos torna mais exigentes no que queremos oferecer a quem nos visita", frisou Melchior Moreira.

O guia, cujos 3.500 exemplares serão distribuídos a partir de quinta-feira pelo Grande Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes, estará também disponível na internet, na página da entidade.

A condução pelo território que se escolher -- uma ou várias sub-regiões -, é feita através de um discurso direto ao visitante, disponibilizando distâncias quilométricas entre as cidades e vilas ou o tempo que se demora a realizar o percurso.

O guia sugere ainda produtos turísticos, infraestruturas existentes, atividades de lazer e eventos a decorrer, não esquecendo o património imaterial e mundial existente na região.