Turismo

70 anos da TAP em exposição histórica no MUDE

A TAP acaba de inaugurar a exposição comemorativa do seu 70º aniversário, onde estará em destaque  a imagem da companhia aérea nacional de 1945 até à atualidade, numa história que se confunde com a própria história do país.

O MUDE – Museu do Design e da Moda é o anfitrião deste espólio, onde figuram diversos suportes de comunicação, uniformes, campanhas publicitárias, interiores de aviões, loiças e cutelarias de bordo. Incluem-se ainda propostas de design que não foram concretizadas, exemplares inéditos de esboços, maquetas e artes finais.

Barbara Coutinho, diretora do MUDE, é a curadora da exposição e o professor universitário Pedro Gentil-Homem e Adelina Arezes, diretora do Museu da TAP, constituem a comissão científica.

Os objetos expostos pertencem na sua maioria ao acervo do Museu da TAP. A arte, uma constante em todas as lojas da TAP nas várias delegações pelo mundo fora, está também representada, nomeadamente através de um mural de azulejos da autoria de Querubim Lapa, da escultura de Figueiredo Sobral e das tapeçarias de Maria Keil e Fernando Lemos.

As peças em exposição traduzem o contributo do design para a consciencialização coletiva da TAP como símbolo nacional e para a identificação dos portugueses com a companhia de bandeira, além de revelar o modo como a TAP sempre contribuiu para a disseminação da imagem de um povo e de um país, neste percurso de já 70 anos.

A exposição estará patente no MUDE até dia 1 de Novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada é livre.