Turismo

Turismo do Centro aposta no mercado alemão e no turismo de saúde e bem-estar

O presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, disse hoje à agência Lusa, à margem de uma conferência na Alemanha sobre economia da saúde, ser intenção daquela estrutura apostar forte numa oferta integrada de turismo de saúde e bem-estar.

"A região Centro já detém 50% da oferta a nível nacional no circuito de saúde e bem-estar", disse Pedro Machado, que a quer reforçar, recordando a existência da grande maioria do termalismo convencional nessa zona do país.

Por isso mesmo, o Turismo do Centro vê as novas ofertas associadas aos balneários termais, a relação entre a saúde pública e privada e a integração do alojamento, restauração e transportes nestas ofertas como caminhos para potenciar a estrutura que dirige.

Nesse sentido, Pedro Machado, que está integrado na comitiva portuguesa presente hoje e na quinta-feira na conferência sobre economia da saúde em Rostock, na Alemanha, disse à Lusa que a aposta no mercado alemão -- sexto no ranking da região - é prioritária e adiantou esperar resultados positivos deste encontro.

A comitiva portuguesa -- CentroPT Health Alliance, estrutura suportada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que engloba hospitais, universidades, parques tecnológicos, Administração Regional de Saúde, Turismo do Centro, [email protected] e várias empresas -, que estará em Rostock e que inclui o ministro da Saúde português, Paulo Macedo, celebra hoje uma parceria de cooperação com a rede de saúde alemã Biocon Valley, entidade com mais de 160 parceiros e que está precisamente localizada naquela cidade e ainda em Greifswald.

Pedro Machado abordou, ainda, a importância das três universidades da região (Coimbra, Aveiro e Beira Interior -- na Covilhã) para a criação de conhecimento no setor da saúde, que poderá depois ser potenciado turisticamente.