Turismo

Calçada portuguesa nas novas bolsas de toilette da TAP

A quarta série do programa Arte Lusófona traz desta vez para bordo da TAP as icónicas calçadas em pedra portuguesa cuja origem remonta aos mosaicos árabes e romanos.

Com textos de Renata Lima e imagens do fotógrafo Bruno Veiga, as Bolsas de Toilette foram inspiradas no livro “Tapetes de Pedra”, editado em 2010 e num registo inédito da história das calçadas portuguesas no mundo.

O projeto editorial utilizou textos de autores brasileiros e portugueses e teve como objetivo valorizar este tipo de arte, mostrando a necessidade da sua preservação. Renata Lima idealizou e coordenou o livro e conseguiu sintetizar, em cada uma das nove Bolsas de Toilettte, a essência dos textos originais, tendo ido mais além ao descobrir em Nova Iorque e Macau, calçadas que não aparecem no livro. Para isso, contou com o acervo do “Arquivo Francisco Caldeira Cabral” e a ajuda da fotógrafa nova-iorquina Maike Schultz.

Estes  pavimentos, disseminados nos cinco continentes pelos portugueses, não só serviram para embelezar as cidades, como  também trouxeram vantagens ambientais como a drenagem do solo e o reaproveitamento das pedras.

Cada Bolsa de Toilette contém um desdobrável com as  imagens da coleção, informações sobre a localização do pavimento e eventuais curiosidades.

As três primeiras de uma série de nove imagens que compõem a coleção de 2015 estarão a bordo da TAP Executive, em determinadas rotas, já a partir de Junho. A partir de Julho estarão disponíveis em todos os destinos.