Turismo

Gastos dos turistas no Porto subiram 10% no Verão

O gasto médio dos turistas que visitam o Porto  e o norte de Portugal em lazer aumentou 10% no último verão, face ao anterior,  para o valor médio de 693 euros, segundo um estudo do IPDT - Instituto de  Turismo.

Elaborado em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e  Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o estudo  aponta que, relativamente aos turistas que visitaram o país em negócios  entre julho e setembro, o gasto médio foi de 488 euros, apenas mais cinco  euros (cerca de 1%) do que em 2011.

A análise trimestral do perfil dos turistas que visitam a região revela  ainda que, "à semelhança da tendência que se tem vindo a verificar nos últimos  tempos", as companhias 'low cost' são as preferidas pelos que se deslocam  "com o intuito específico de gozar férias".

A Ryanair destaca-se como a companhia aérea escolhida por 72,7% dos  turistas em lazer, enquanto no segmento de negócios a TAP foi a eleita por  três em cada quatro turistas que chegaram a Portugal.

De acordo com o inquérito, o principal motivo que trouxe os turistas  ao Porto e norte de Portugal continuou, entre julho e setembro, a ser o  lazer: 75 por cento dos turistas viajaram para a região com o intuito de  gozar férias.

França e Espanha destacaram-se como os principais mercados emissores  de turistas no segmento de lazer, sendo que um em cada quatro turistas que  visitaram a região em negócios eram de nacionalidade espanhola, seguindo-se  Inglaterra e Itália.