Turismo

Grupo Pestana faz 40 anos esta terça-feira

O maior grupo hoteleiro português, Grupo Pestana, comemora esta terça-feira, dia 20 de Novembro, 40 anos de existência.

Com um percurso de quatro décadas de sucesso, o grupo tem e gere mais de 90 unidades em Portugal e no estrangeiro, e tem ainda uma companhia de aviação charter, seis campos de golfe, dois casinos, três empreendimentos de imobiliário turístico, 12 empreendimentos de 'timeshare' e um operador turístico, com o objetivo de oferecer produtos completos e mais atractivos.

Na indústria e nos serviços, o grupo de Dionísio Pestana participa na empresa de cervejas da Madeira e na Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, gestora do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Ao todo são nove as áreas de negócio onde opera: hotelaria, golfe, casinos, imobiliário turístico, aviação, distribuição turística, timesharing, indústria e serviços.

É, no entanto, no seu principal negócio, a hotelaria, que o Grupo Pestana é reconhecido como líder. Ao longo destes 40 anos, o grupo, que tem vivido ciclos e contra ciclos, continua a crescer e a investir de forma sustentada. Só este ano, o maior grupo hoteleiro português inaugurou a Pousada de Cascais, a maior do país, o premiado projeto sustentável Pestana Tróia Eco-Resort & Residences e a primeira unidade na Colômbia, o Pestana Bogotá 100. Seguem-se os primeiros hotéis do Grupo em Marrocos e na América do Norte: o Pestana Casablanca e o Pestana South Beach, em Miami, que vão abrir portas ainda este ano.

Passados estes 40 anos de sucesso, o Grupo continua a estudar novas formas de desenvolvimento, dentro e fora do País. Nos próximos anos, as principais cidades europeias e a América do Sul vão continuar a ser a grande aposta do Grupo. Para comemorar este aniversário, o Grupo tem previstas várias iniciativas comerciais nas unidades Pestana, ao longo de todo o ano.

Como tudo começou

Tudo começou na Madeira, onde o Grupo abriu o primeiro hotel em 1972, o icónico Pestana Carlton Madeira. Um hotel com mais de 300 quartos, erguido por Manuel Pestana, fundador do Grupo e pai de Dionísio Pestana, que regressara à terra natal para realizar o sonho de construir um hotel de luxo na sua ilha. Foi a partir de uma visão inovadora do jovem Dionísio Pestana- que em 1976 regressou também da África do Sul - que começou a erguer-se o atual grupo internacional. Na década de 70 num contexto de crise nacional, foram necessários alguns anos para que o primeiro hotel atingisse a excelência desejada. Para tal contribuiu também decisivamente o caminho pioneiro desenhado por Dionísio Pestana com a aposta no timeshare, um modelo totalmente inovador em Portugal, à época, e que permitiu alavancar o desenvolvimento da marca.

Gradualmente foi-se desenhando uma estratégia de crescimento sustentado assente na diversificação para serviços complementares. As apostas seguintes, na década de 90, passaram por investimentos nas áreas do imobiliário turístico e no golfe que permitiram à marca Pestana criar base no Algarve, território chave do turismo nacional e primeiro passo para a sua liderança no país. O primeiro passo no caminho da internacionalização dá-se em 1998, com a abertura das unidades de Moçambique e, logo no ano seguinte, com a aposta no destino Brasil com a compra do Pestana Rio Atlântica no Rio de Janeiro, a que se juntaram gradualmente outras oito unidades.

Em 2001 o Grupo Pestana inaugurou o seu flagship hotel em Lisboa, o Pestana Palace Hotel & National Monument, fruto da recuperação do Palácio de Valle Flor e dos seus jardins, ambos Monumentos Nacionais, uma unidade “The Leading Hotels of the World”. Dois anos mais tarde, em 2003 e ainda em Portugal, o Grupo Pestana ganha o concurso internacional para gerir a cadeia Pousadas de Portugal.

África do Sul, Cabo Verde, Argentina, S. Tomé e Venezuela vão se juntando ao mapa cada vez mais global da marca Pestana, ao longo desta primeira década do século XXI. A abertura do Pestana Chelsea Bridge, em Londres, em 2010, dá início a um novo eixo de expansão do Grupo, para as capitais europeias, a que se junta, em 2011, a capital alemã, com o Pestana Berlim Tiergarten. Os resultados deste percurso de 40 anos são claros: o Grupo Pestana é hoje o maior grupo hoteleiro português com presença em 13 países, em três continentes.

“O caminho para chegarmos até aqui faz-se todos os dias, com paixão e entusiasmo, iniciativa e espírito de equipa. Este crescimento e diversificação da nossa actividade têm sido pontuados pela permanente atenção às necessidades dos clientes. Mas também pela procura contínua em superar resultados, com sentido de trabalho e de responsabilidade social. Estes 40 anos são, para mim, um marco que nos obriga a honrar o trabalho de todos os que contribuíram, e contribuem todos os dias, para que a marca Pestana tenha sido capaz de se tornar no maior grupo hoteleiro português e, em plena crise global, consiga prosseguir com os seus objectivos de crescimento sustentado”, diz Dionísio Pestana, presidente do Grupo.