Turismo

Sites de férias encarecem preços do hotéis

Se é certo que há cada vez mais portugueses a recorrer à Internet para marcar as férias, sobretudo em sites agregadores que permitem não só reservar os hotéis como comparar os preços, também é verdade que os preços que anunciam não compensam. Isto porque há ofertas mais baixas noutros sites e, em muitos casos, é possível encontrar melhores preços marcando directamente no hotel.

A conclusão é anunaciada hoje pelo 'Dinheiro Vivo' com base num estudo da Deco, que avaliou o preço de 100 hotéis em vários portais. Casos do 7 ideas, Agoda, Amoma.com, Booking.com, Hoteis.com, Hotel.info, Hotelius, Hotusa, otel.com e Prestigia.

"Dos 100 hotéis para os quais pesquisámos preços, apenas em 21 o valor inicialmente encontrado no portal de reservas era o mais baixo dos valores obtidos. Nas restantes 79 unidades conseguimos encontrar, pelo menos, um preço mais baixo (58) ou, no mínimo, igual (21) ao proposto pela plataforma inicial", adianta o estudo.

Nos casos em que descobriram um valor mais baixo (25), ou seja, quase metade, esse preço foi conseguido junto do hotel, através do site ou por telefone. No Booking, a Deco deparou-se mesmo com um quarto euro 70 euros mais caro do que reservando diretamente ao hotel.

Outras das características destas ofertas prende-se com o pequeno almoço e cancelamento. "Quando ligámos para os hotéis, com frequência, as tarifas propostas eram superiores por incluírem o pequeno-almoço ou ser possível cancelar, sem custos, dentro de determinado prazo. No Booking, por exemplo, encontrámos um quarto por euro 78 euros, não reembolsável e sem refeições. No hotel, o mesmo quarto, com cancelamento gratuito e pequeno-almoço, custava 80 euros."

A Deco alerta ainda para as indicações "poupe 34%" ou "ofertas imperdíveis" que podem não ser para levar a sério. "Apesar de parecer muito tentador um quarto que estava marcado a euro 500 ficar por euro 200 euros, como encontrámos no Agoda, a verdade é que, na maioria dos casos, não conseguimos descobrir de onde vem o valor que serve de base ao cálculo do desconto ou não é evidente para o consumidor", refere o estudo. A Deco recomenda para que os consumidores pesquisem em várias plataformas, contactem o hotel e avaliem todas as condições.