Turismo

Hotelaria da Madeira teve a melhor taxa de ocupação e RevPAR

A hotelaria regional continua com um ano de 2015 em grande. Depois dos recordes batidos no ano passado, o primeiro trimestre revela-se de forma muito clara, prometendo manter o ritmo de crescimento, tanto nas taxas de ocupação como no rendimento por quarto disponível (RevPAR) que, por exemplo, em Março de 2015 foram as melhores do país.

Segundo as primeiras estimativas divulgadas ontem pela Direcção Regional de Estatística, os principais indicadores da hotelaria revelam “aumentos homólogos de 6,3% nas dormidas, 12,4% nos proveitos totais e 15,6% nos proveitos de aposento”. A nível nacional, pela mesma ordem, “os crescimentos observados nestas variáveis foram de 11,5%, 14,0% e 15,6%”.

Em relação à origem dos visitantes, “nos mercados tradicionais, assinala-se o crescimento das dormidas de turistas britânicos e alemães (variações de +22,1% e +10,0% face a Março de 2014, respectivamente), enquanto o mercado nacional registou uma redução de 6,1%”, assinala.

“Analisando o 1.º trimestre de 2015, conclui-se que as dormidas cresceram 6,8% na Madeira, enquanto os proveitos totais registaram um incremento de 9,8% e os de aposento de 12,3%, comparativamente ao período homólogo”, nota ainda a DREM.

Por fim, acrescenta neste breve resumo que a “taxa líquida de ocupação-cama (TLOC) no mês em referência fixou-se em 60,8%, 2,9 pontos percentuais acima do observado em março de 2014”, sendo de “salientar ainda o acréscimo homólogo do RevPAR em 15,1%, para 40,11 euros. Tal como sucede no caso da TLOC, no mês de Março de 2015, o valor do RevPAR para a RAM foi o mais elevado entre as 7 regiões NUTS II do país”.

Numa análise mais global, cada um dos três primeiros meses do ano corrente tem pulverizado os valores dos mesmos meses de 2014, sendo que apenas na estada média em Janeiro e Março do ano passado foram melhores, bem como nesses três meses havia mais estabelecimentos em funcionamento. O ano de 2015 começa, por isso, de forma assinalável, deixando bons sinais para o melhor período do turismo regional (em 2014 foi assim), que vai de Abril a Outubro.