Turismo

Ministro da Economia anuncia abertura aos privados na promoção turística nacional

O ministro da Economia, Pires de Lima, congratulou-se esta quarta-feira com a “despolitização” da promoção turística externa, que vai resultar de um novo protocolo entre o Turismo de Portugal e a Confederação do Turismo de Portugal.

“Sempre dissemos que não terminaríamos o nosso mandato sem abrir mais a promoção turística aos privados”, referiu o ministro da Economia durante a cerimónia de assinatura do novo acordo, que se realizou nas instalações da FIL, no primeiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa.

A nova parceria entre as duas entidades insere-se no Plano de Ação Turismo 2020, que estabelece uma estratégia para o setor no âmbito do novo programa de fundos comunitários, e prevê um aumento de 10 milhões de euros por ano, durante os próximos dois anos, no orçamento destinado à promoção externa do turismo português.

“Este programa vem complementar a promoção pelas agências regionais de promoção turística externa”, referiu Pires de Lima, acrescentando que significa “mais recursos investidos na colaboração com o setor privado”.

De acordo com o ministro da Economia, a partir de agora, tudo o que se fizer na promoção turística nacional, em aplicação de fundos comunitários, “terá de ter a validação” da CTP.

“É mau ter um ministro da Economia a pensar que percebe de promoção turística, é mau que este seja um espaço para a afirmação de egos de pessoas no governo”, referiu também o governante, acrescentando que “é bom que [a promoção] seja entregue a profissionais do Turismo de Portugal e àqueles que fazem do turismo a sua aposta de vida e sabem melhor do que ninguém o que é importante fazer”.