Turismo

Duas unidades hoteleiras do Douro fecham na época baixa

Duas unidades hoteleiras do Douro - o Solar dos Canavarros e a Pousada Barão de Forrester -encerraram nesta época baixa para o turismo duriense, mas a autarquia de Alijó já alertou para a possibilidade de a pousada não reabrir.

Com o final das vindimas durienses, que atraem muitas pessoas ao território, a região esvazia-se de turistas.  Os socalcos pintam-se das cores de outono, de castanho, amarelo ou vermelho, mas são menos os que optam por visitar o Douro neste período.    Cláudia Borges, funcionária no Hotel dos Canavarros, referiu que pela primeira vez esta unidade hoteleira, instalada no concelho de Sabrosa, optou por encerrar na época baixa da Região Demarcada do Douro.  "Esta decisão foi tomada tendo em conta a fraca afluência de turistas nesta zona, nesta altura do ano", frisou.  Feitas as contas, disse Cláudia Borges, não compensa estar a funcionar.  A responsável garantiu que o hotel, com 50 quartos duplos, reabre em Abril. Neste momento a unidade hoteleira está em negociações com os nove funcionários.   Ao lado, no concelho de Alijó, o Grupo Pestana fechou também a 5 de Novembro a Pousada Barão de Forrester, o que acontece há alguns anos seguidos. A Lusa tentou confirmar junto do Grupo a data de reabertura do espaço, mas não obteve qualquer resposta até ao momento. Entretanto, a autarquia de Alijó, alertou, em comunicado, para a possibilidade desta unidade "encerrar definitivamente", podendo esta vir a ser devolvida à Empesa Nacional de Turismo (ENATUR).

Para o município, "a opção de a Pousada do Barão de Forrester deixar de funcionar é totalmente inaceitável", tendo garantido que vai, "desde já, esgotar todos os mecanismos ao seu dispor, para que a actividade da pousada não seja descontinuada.

Para o efeito, vão ser solicitadas, "com caráter de urgência", reuniões com as administrações do Grupo Pestana e da ENATUR.