Turismo

Receita total da easyJet cresceu 34 milhões de libras para 931 milhões de libras

São números animadores e representam um crescimento: a receita total da easyJet cresceu 34 milhões de libras para 931 milhões de libras

Na linha da frente da procura, da conversão e dos lucros na Europa

• O número de lugares ocupados aumentou em 2,9% para 16,6 milhões. O número total de passageiros transportados aumentou em 4,1% para 14,9 milhões e a taxa de ocupação aumentou um ponto percentual para 89,7%.

• A receita total cresceu em 34 milhões de libras para 931 milhões de libras e a receita por assento aumentou em 0,8% numa base reportada para 56,16 libras por assento ou em 3,7% em moeda constante. O crescimento da receita por assento foi sustentado pela disciplinada aplicação de capital na rede, pelas iniciativas digitais e de gestão de receitas e pelo aumento nas receitas dos passageiros em viagens de negócio.

Manutenção da vantagem relativa ao custo

• Espera-se que o custo total anual por assento esteja em linha com as orientações traçadas pela declaração dos resultados anuais e que aumente em 2% numa base de moeda constante. Conforme era esperado neste trimestre, o custo por assento, excluindo o combustível, diminuiu em 0,2% numa base reportada e aumentou em 3,7% numa base de moeda constante.

• O aumento em moeda constante fica a dever-se em grande parte à antecipação dos aumentos das taxas em aeroportos regulamentados, principalmente na Alemanha e em Itália, aos custos associados à construção de operações necessárias antes de abrir novas bases, aos gastos de marketing na campanha referente à pontualidade e direcionada aos passageiros de viagens de negócio e ainda ao aumento dos custos de manutenção associados ao já planeado envelhecimento da frota.

• O custo por assento incluindo combustível diminuiu em 2% numa base reportada e aumentou em 1,6% numa base de moeda constante.

Posições de rede número 1 e número 2 mais sólidas

• A empresa continua a aumentar a frequência nas suas rotas, nomeadamente entre Genebra e Londres Gatwick, e a ligar cidades já existentes na sua rede, como Amesterdão a Hamburgo.

Uso disciplinado de capital

• Balanço sólido com depósitos monetários no valor de 913 milhões de libras esterlinas, até 31 de dezembro de 2014.

Perspectivas

Com uma taxa de reservas para o primeiro semestre em linha com o ano passado, a easyJet espera reportar perdas antes de impostos entre 10 e 30 milhões de libras, assumindo níveis normais de alterações nos voos comparando com as perdas de 53 milhões de libras esterlinas registadas no primeiro semestre do ano passado.

Comentando os resultados, Carolyn McCall, chief executive da easyJet, referiu: “A easyJet começou bem o ano, dando continuidade à sua estratégia de tornando as viagens mais fáceis e acessíveis. Beneficiámos de um bom mês de outubro em toda a rede, em particular nos voos de lazer do Reino Unido para destinos com praias e nos voos domésticos em França, onde verificámos um aumento contínuo no número de passageiros desde Setembro”.

“Reforçámos a nossa rede no trimestre adicionando cerca de 500 mil lugares, a maioria dos quais em aeroportos onde a easyJet beneficia da posição número um ou número dois. Este facto, combinado com os nossos spots televisivos que têm como alvo os passageiros de viagens de negócio, permitiu que a companhia aérea atingisse no primeiro trimestre vendas recorde no número de lugares referentes a viagens de negócio”.

“A easyJet continua bem posicionada para continuar a garantir bons níveis de retorno e crescimento aos nossos acionistas”.