Turismo

Desafios do digital para o turismo em debate

Marketing Digital: oportunidades e desafios” foi o tema que dominou a manhã de trabalhos do 40º  Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que está a decorrer até amanhã em Évora.

Vários especialistas abordaram a importância da comunicação na internet e deixaram alguns conselhos aos agentes do sector. “A tecnologia que está a acontecer hoje pode estar a ‘4 minutos’ de nos mudar o negócio, de nos exterminar ou criar a maior oportunidade de sempre", avisou o presidente do Turismo de Portugal (TP)João Cotrim de Figueiredo.

O presidente do TP, que referiu que a estratégia adoptada pela entidade foi reactiva a estas mudanças, frisou a importância do storytelling  (contra histórias)e indicou algumas tendências trazidas pelas aplicações, nomeadamente, mobile.

“A alternativa a não fazermos nada, a achar que isto vai ser sempre igual, a resistir à mudança é como se fossemos burros”, alertou.

Raul Gonçalves, partner da LX Consultant - consultora de economia digital na área do turismo, começou a sua comunicação com uma pergunta à plateia: Fará algum sentido para uma agência de viagens em Portugal estar no Marketing Digital?".  E repondeu: "Não há como ignorar a realidade do que temos hoje quando falamos de internet".

"É fundamental saber onde estão os potenciais clientes (nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter, no Youtube ou no Google), que meios de comunicação utilizam. E hoje, mesmo na Era global, é essencial saber contar histórias", disse.