Book Tours, Activities, Experiences and Things to do in Madeira and Porto Santo islands

Desafios do digital para o turismo em debate

Luís Providência (vereador responsável pelo Turismo na Câmara Municipal de Coimbra), Pedro Costa Ferreira (presidente da APAVT), João Paulo Barbosa de Melo (presidente da Câmara Municipal de Coimbra) e Pedro Machado (presidente da Turismo Centro de Portugal) na apresentação do 38.º Congresso da APAVT.

Marketing Digital: oportunidades e desafios” foi o tema que dominou a manhã de trabalhos do 40º  Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que está a decorrer até amanhã em Évora.

Vários especialistas abordaram a importância da comunicação na internet e deixaram alguns conselhos aos agentes do sector. “A tecnologia que está a acontecer hoje pode estar a ‘4 minutos’ de nos mudar o negócio, de nos exterminar ou criar a maior oportunidade de sempre", avisou o presidente do Turismo de Portugal (TP)João Cotrim de Figueiredo.

O presidente do TP, que referiu que a estratégia adoptada pela entidade foi reactiva a estas mudanças, frisou a importância do storytelling  (contra histórias)e indicou algumas tendências trazidas pelas aplicações, nomeadamente, mobile.

“A alternativa a não fazermos nada, a achar que isto vai ser sempre igual, a resistir à mudança é como se fossemos burros”, alertou.


Raul Gonçalves, partner da LX Consultant - consultora de economia digital na área do turismo, começou a sua comunicação com uma pergunta à plateia: Fará algum sentido para uma agência de viagens em Portugal estar no Marketing Digital?".  E repondeu: "Não há como ignorar a realidade do que temos hoje quando falamos de internet". 

"É fundamental saber onde estão os potenciais clientes (nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter, no Youtube ou no Google), que meios de comunicação utilizam. E hoje, mesmo na Era global, é essencial saber contar histórias", disse.

 

 

+A A -A