Turismo

TACV suspendem voos de e para a ilha cabo-verdiana do Fogo

As autoridades aeronáuticas cabo-verdianas suspenderam indefinidamente os voos internos de e para a ilha do Fogo devido à elevada quantidade de cinzas e poeiras da erupção vulcânica de domingo, disse hoje à agência Lusa fonte oficial.

Fonte dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) adiantou que o voo de hoje de manhã já não se realizou e que há um "alerta vermelho" da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla inglesa), que recomenda o desvio da rota para oeste a todos os aviões que utilizem o espaço aéreo do arquipélago.

Hoje de manhã, a empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) cabo-verdiana, que gere os aeroportos e aeródromos do país, indicou ter avisado já a comunidade aeronáutica internacional sobre a erupção do Fogo, sugerindo que desviem as rotas do fumo expelido pelo vulcão, que já chegou aos 4.500 metros de altitude.

No entanto, não deu qualquer indicação sobre a suspensão dos voos para a ilha do Fogo, onde a situação se agravou também de manhã com o surgimento de uma nova boca que está a expelir lava a poucos metros da inicial, alargando o diâmetro da cratera.

A ilha do Fogo dispõe apenas de um aeródromo onde aterram apenas aviões de pequeno porte, como os ATR 72 e ATR 42, dos TACV, não reunindo condições para receber aparelhos de maior dimensão.

O tráfego aéreo de e para as outras ilhas do arquipélago - Maio e São Nicolau, (ambos com aeródromos) - Cidade da Praia (Santiago), Sal, São Vicente e Boavista (aeroportos internacionais) não foram afetados nas operações.

A ligação à ilha do Fogo fica agora confinada ao acesso por via marítima, a partir da Cidade da Praia, através do navio Crioula, da empresa privada Fast Ferry Cabo Verde, que opera nas tardes de segundas, quartas e sextas-feiras.

Na sequência da erupção, 19 anos após a última, o Governo cabo-verdiano decretou a "situação de contingência" por tempo indefinido, abrangendo os três concelhos do Fogo - São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina -, bem como o da ilha Brava, ilha a pouco mais de 25 quilómetros para oeste.