Turismo

Guia Michelin desvenda hoje melhores restaurantes de Portugal

A Michelin anuncia hoje quais são aqueles que considera os melhores restaurantes de Portugal e Espanha, distinguidos na edição de 2015 do guia para a Península Ibérica, que será apresentado esta noite em Marbella.

Em 2014, doze restaurantes portugueses foram distinguidos, com o Ocean e o Vila Joya, ambos no Algarve, a manterem as duas estrelas (“mesa excelente, merece o desvio”) e outros oito espaços a repetirem a distinção de uma estrela (“muito bom na sua categoria”): Willie's (Vilamoura), Henrique Leis (Almancil), Il Gallo d'Oro (Funchal), Casa da Calçada (Amarante), Fortaleza do Guincho (Cascais), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Feitoria e Belcanto (ambos em Lisboa).

O “Guia Vermelho" retirou a estrela ao restaurante São Gabriel (Almancil) e deu esta distinção, pela primeira vez, ao L'And Vineyards, em Montemor-o-Novo, enquanto o Eleven (Lisboa) recuperou a estrela que perdera na edição de 2012.

Em Espanha, o Guia Michelin atribuiu um total de 174 restaurantes: oito com três estrelas ("mesa excecional, justifica a viagem") - a novidade foi a terceira estrela para o madrileno Diverxo -, 20 com duas (dois novos) e 146 com uma.

Em comparação com a edição de 2013, que distinguiu 159 espaços espanhóis, um total de oito perdem a estrela e 23 ganham.

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910, mas as primeiras estrelas só chegariam em 1974.

Os inspetores do guia valorizam, na avaliação dos restaurantes, a qualidade dos produtos, o ponto de cozedura, os sabores, a criatividade, a regularidade da cozinha e a relação qualidade/preço.