Turismo

Turismo do Alentejo e Ribatejo aponta necessidade de qualificar turismo rural

A necessidade de qualificação das unidades de turismo rural foi hoje defendida pelo presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, depois de o setor ter tido uma "dinâmica decisiva" para a afirmação do território.

"O turismo rural teve uma dinâmica muito própria e decisiva na afirmação do território, mas, agora, é necessário que a Entidade Regional de Turismo (ERT) tenha uma postura de qualificação", afirmou António Ceia da Silva.

O responsável falava à agência Lusa a propósito do Congresso Internacional do Turismo Rural, que se realiza, na quinta e na sexta-feira, em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, contando com cerca de 600 participantes e oradores nacionais e internacionais do setor.

Ceia da Silva referiu que o turismo rural "é uma temática fundamental" para a ERT, uma vez que se trata de "um dos setores na área da oferta de alojamento mais significativos no Alentejo", que é das regiões do país "com mais procura e oferta nesta área".

"O turismo rural deve renovar-se, ter mais peso no 'branding' e marketing e associar-se aos produtos endógenos do território", disse, realçando que o novo pacote de fundos comunitários pode contribuir para o setor "dar o salto".

Segundo o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, em cima da mesa do congresso vão estar temas como "as novas ligações aos produtos e ao território, a gestão financeira e de recursos, a atuação em rede, o marketing e a sustentabilidade ambiental e social".

"Queremos discutir com os nossos agentes de turismo rural e com grandes especialistas nacionais e internacionais estas temáticas para definir a agenda do setor para os próximos anos", vincou.

Um dos aspetos que mais preocupa os agentes e que também vai ser abordado no evento é a falta de dados sobre o turismo rural, disse Ceia da Silva, exemplificando com o facto de o setor "não entrar sequer nos dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE)".

Entre os vários oradores presentes, o responsável destacou a participação do presidente da Associação de Turismo Rural da Lituânia, Linas Zabaliunas, e da presidente da Rede Andaluza de Alojamentos Rurais (Espanha), Almudena Martín.

O evento vai estar dividido em quatro painéis: "Marca e Comunicação: Que Posicionamento Competitivo para o Turismo Rural?", "Estruturação do Produto e Políticas de Desenvolvimento", "Distribuição e Comercialização: Novas Necessidades, Novas Respostas" e "Internacionalização do Turismo Rural e Promoção Integrada".