Turismo

Newhotel aposta em 'nuvem' para ganhar clientes

A empresa portuguesa Newhotel Software está a apostar no desenvolvimento de programas informáticos na nuvem (cloud) para o sector hoteleiro, aumentando a rapidez da instalação e reduzindo o custo para os clientes.

"Só precisa de um PC e de internet", resume Rita Tomaz Rosa, uma das representantes no espaço no World Travel Market, uma feira de turismo que decorre em Londres até quinta-feira.

Já Filipe Figueiras, responsável pelos clientes internacionais, salienta a redução do tempo de instalação do sistema, que passa a ser apenas uma semana e algumas horas de formação, contra as anteriores três a quatro semanas, quando era preciso por a funcionar equipamento e programas.

A Newhotel já está presente em 28 países e tem mais de dois mil clientes, mas esta nova geração de programas de gestão para unidades hoteleiras abre mais portas porque representa uma "simplificação de processos".

Além de administrar o sistema entradas e saídas do hotel, os novos programas conseguem também integrar as reservas feitas na internet ou nas redes sociais, guardando toda a informação em centros de dados que estão instalados em Portugal, Espanha, Alemanha e EUA.

"As soluções cloud são importantes para conseguir alargar a carteira de clientes", refere Filipe Felgueiras, que dá conta de uma expansão grande na América Latina nos últimos anos.

Nos últimos anos, a empresa, que tem escritórios em Vilnius (Lituânia), Bogotá (Colômbia), Havana (Cuba), Panamá, Lima (Peru), Santiago (Chile) e Miami (EUA), cresceu na América Latina.

Para Março do próximo ano está planeado a entrada no mercado chinês, para cuja língua os novos programas já foram traduzidos, revelou o mesmo responsável.

Criada em Portugal há cerca de 30 anos, a Newhotel Software mantém sede em Lisboa e emprega mais de uma centena de empregados a nível global, movimentando anualmente perto de cinco milhões de euros.