Turismo

Alto Minho investe mais de 117 mil euros em novo portal para promover a região

"Alto Minho 360º" é a nova plataforma 'online' de promoção turística e cultural do Alto Minho, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM), num investimento global de 117.800 euros cofinanciados por fundos comunitários, disse hoje à Lusa fonte daquela estrutura.

Em comunicado, a CIM do Alto Minho adiantou que a nova ferramenta foi criada no âmbito do projeto ECOMINHO, no início deste ano e reforçado recentemente pela projeto Promoção da Criatividade Territorial do Alto Minho (CRIARTE), ambos cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2) 2007-2013, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

De acordo com a CIM do Alto Minho "esta aplicação multimédia tem por base uma API do 'Google Maps' que fornece informação sobre mais de 250 pontos turísticos do Alto Minho, em três idiomas, português, inglês e espanhol".

"O portal dispõe de 162 pontos de interesse, dos quais 140 dispõem de vídeo, 136 têm os edifícios em 3D e 117 oferecem visitas virtuais", adiantou a associação de municípios.

"Conhecer a história dos monumentos classificados da região, ver as muralhas de Valença em três dimensões, visitar o interior do Palácio da Brejoeira, em Monção, ou a basílica e o miradouro de Santa Luzia, em Viana do Castelo, são apenas alguns dos pontos de interesse disponíveis e que prometem fazer desta plataforma um excelente guia para quem pensa visitar o Alto Minho", lê-se no documento.

O roteiro informativo permitir conhecer aldeias rurais, brandas, espaços culturais, património religioso, património construído, sítios arqueológicos, miradouros e paisagens, espaços protegidos e classificados.

Esta visita 'online' permite ainda aceder aos fortes, castelos e muralhas existentes no Alto Minho bem como a rede de ecovias e ecopistas, percursos pedestres, centros de interpretação ambiental, património rural, praias e espaços verdes, solares e casas senhoriais.

De acordo com a CIM a plataforma pode ser visualizada a partir do computador, 'tablet' ou telemóvel.