Turismo

Alentejo "deve apostar na qualificação da oferta" turística

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo  Mesquita Nunes, afirmou hoje que o futuro do setor turístico no Alentejo  passa pela "qualificação da oferta", considerando que a região "tem escolhido  bem" o seu modelo de crescimento.

"O Alentejo tem escolhido bem o seu modelo de crescimento de turismo,  que não se pode comparar com o de outras regiões mais desenvolvidas ou mais  saturadas", disse.

Para o governante, o Alentejo "deve apostar na qualificação da oferta"  e num "crescimento moderado" da oferta para continuar a ter um crescimento  de receitas e de preços que "sejam bons" para a economia regional.

Adolfo Mesquita Nunes falava aos jornalistas, em Portalegre, à margem  do lançamento do livro "Além da Tradição", promovido pela Associação para  o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejano (ADER-AL) e apresentado  na Escola de Hotelaria e Turismo da cidade.

Considerando que o setor deve ser visto, no Alentejo, como "um ator  importante para o emprego e crescimento", o secretário de Estado do Turismo  sublinhou que "é preciso" continuar a dar "notoriedade" aos produtos que  a região tem para oferecer.

"O turista estrangeiro precisa de conhecer a ´marca Portugal` e os produtos  que aqui existem e que existem no Alentejo em particular. Se apostarmos  por aí teremos um maior crescimento do turismo no Alentejo do que começarmos  a ter estratégias de promoção externa regionais que demoram muito tempo  até conseguir singrar a marca", acrescentou.

Questionado pelos jornalistas sobre o eventual encerramento da Escola  de Hotelaria e Turismo de Portalegre, o governante assegurou que o estabelecimento  vai continuar de portas abertas.

"Nunca me ouviram falar em encerramento de escolas e, por isso, é com  alguma curiosidade que leio essas notícias. Não é curiosidade pelo seu conteúdo,  mas saber como é que elas aparecem", ironizou.