Turismo

Mais 15,8% de estrangeiros no Norte satisfazem Turismo do Porto

A Associação de Turismo do Porto destacou o crescimento “continuado” da procura do Porto e Norte de Portugal, destacando o afluxo de estrangeiros à região, que no primeiro semestre aumentou 15,8% relativamente ao período homólogo de 2013.

Citando dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística, a entidade oficial responsável pela promoção internacional do Porto e Norte de Portugal refere que a região registou nos seis primeiros meses deste ano 1.183.800 dormidas de estrangeiros, mais 161.800 do que no primeiro semestre do ano anterior.

De acordo com os indicadores recolhidos, os estrangeiros representam 51,5% das dormidas no Porto e Norte de Portugal.

Os principais indicadores do primeiro semestre de 2014 demonstram um crescimento internacional continuado do destino, fortemente demonstrado pelos prémios e nomeações que este tem recebido.

Estes prémios representam “o reconhecimento internacional da autenticidade, qualidade e diversidade do Porto e Norte de Portugal”, comenta a Associação de Turismo, em comunicado.

O mês de abril — que coincidiu com o período de Páscoa — registou a maior subida (33,6%) e o mês de junho teve um crescimento homólogo de 7,9%, “um incremento que se deve à aposta da cidade do Porto nos grandes eventos para atração de turismo”, diz a associação, citando os casos das festividades de S. João e do festival Primavera Sound.

Os principais mercados estratégicos e de desenvolvimento para a promoção internacional do Porto e Norte como destino turístico são Espanha, França e Brasil, logo seguidos da Alemanha, Reino Unido e Itália.

O “top 10” dos mercados emissores fica completo com a Holanda, os Estados Unidos, a Bélgica e a Escandinávia.