Turismo

Taxa de ocupação por quarto sobe para 73,14% em Maio

A taxa de ocupação por quarto aumentou para  73,14% no mês de maio, uma subida de 4,96 pontos percentuais face ao mesmo  mês de 2013, informou hoje a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

De acordo com os dados de maio do AHP Tourism Monitor, relativos aos  estabelecimentos hoteleiros portugueses, o preço médio por quarto disponível  (RevPar) foi de 53,51 euros nesse mês, o que corresponde a uma subida de  21,84% em termos homólogos.

Já a receita total por quarto disponível (TrevPar) foi de 78,78 euros  também em maio, o que corresponde a um aumento de 20,51% face ao mesmo período  do ano anterior, indica ainda em comunicado a AHP.

A associação sublinha que os destinos que registaram um maior aumento  na taxa de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros foram a região do Oeste  (mais 19,35 pontos percentuais), Estoril/Sintra (mais 10,48 p.p.) e Costa  Azul (mais 9,76 p.p.).

A associação destaca que entre janeiro e maio deste ano se deu um crescimento  de 3,59 pontos percentuais na taxa de ocupação, em termos homólogos, além  de um aumento de 5,13% no preço médio por quarto ocupado e de 12,64% no  preço médio por quarto disponível.

"No entanto, não podemos deixar de referir que, apesar do crescimento,  os valores do RevPar e do preço médio por quarto ocupado continuam muito  baixos e ficam aquém dos resultados desejáveis", avisa Cristina Siza Vieira,  presidente da direção executiva da AHP, citada no comunicado.

A mesma responsável refere que o rendimento por quarto disponível, em  termos acumulados, se fixou nos 33,69 euros, e que "a estadia média continua  a diminuir (menos 3,21% face ao verificado no período homólogo)".

Por outro lado, "a taxa de ocupação, mesmo com o crescimento que se  regista, ficou nos 53,9%. Isto é, de janeiro a maio quase 50% dos quartos  na hotelaria em Portugal estão vazios", acrescenta Cristina Siza Vieira.

Já os bons resultados obtidos em maio devem-se em grande parte aos eventos  realizados em Portugal, sobretudo em Lisboa. "Maio é, por si só, um mês  forte para a hotelaria e para o turismo em Lisboa. Este ano tivemos um extra  com a realização de eventos como a final da Champions League e o Rock in  Rio, e que se refletiu nos principais indicadores", conclui a responsável  da AHP.