Turismo

Primeiros 5 meses no turismo melhores do que homólogo de ano recorde

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo  Mesquita Nunes, afirmou hoje que os primeiros cinco meses do ano revelaram  números mais fortes do que os registados em igual período de 2013, ano recorde  do setor.

No entanto, questionado sobre se está confiante de que 2014 vai também  ser um ano de valores inéditos, o secretário de Estado ressalvou ser necessário  esperar pelos números do verão para ter uma noção completa daquilo com que  se pode contar.

"Os primeiros cinco meses de 2014 começaram muito melhor do que os já  de si recordistas de 2013", disse à Lusa Mesquita Nunes, dias depois de  o Instituto Nacional de Estatística (INE) ter divulgado dados da atividade  turística até maio que apontavam para um crescimento acumulado face ao homólogo  de 2013 de 12,3% no número de hóspedes e de 12,9% nos proveitos totais.

Assim, o secretário de Estado do Turismo recordou que, já em 2013, a  Organização Mundial do Turismo tinha destacado Portugal como tendo crescido  acima da média mundial, algo confirmado em 2014 pelos números revelados  até ao momento.

"Estamos com um crescimento de dois dígitos nos principais indicadores  face ao ano recorde que foi 2013", frisou o secretário de Estado. Segundo Adolfo Mesquita Nunes, tem-se registado um crescimento "em todas  as regiões do país, muito motivado pelo renascimento do turismo interno  e do turismo espanhol".

De acordo com o INE, no acumulado entre janeiro e maio, os turistas  nacionais aumentaram em 12,4% face a igual período de 2013, enquanto o número  de turistas estrangeiros registou um aumento de 11,1%, com o mercado emissor  espanhol a verificar uma subida de 22,1%.

Entretanto, na terça-feira, o ministério espanhol da Indústria, Energia  e Turismo anunciou que aquele país recebeu 28 milhões de turistas estrangeiros  no primeiro semestre deste ano, número máximo de sempre e que representa  um acréscimo de 7,3% face ao mesmo período de 2013.

Só em junho Espanha foi visitada por 6,6 milhões de turistas internacionais,  mais 4,5% que no mesmo mês de 2013, anunciou o ministério da Indústria,  Energia e Turismo espanhol, com base na sondagem Movimentos Turísticos em  Fronteiras (Frontur).