Turismo

Governo apela à resolução de falta de aviões na TAP

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio  Monteiro, apelou hoje à administração da TAP para que resolva rapidamente  o problema de falta de aviões, recusando problemas de segurança na companhia  aérea portuguesa.

"Compreendemos que as pessoas que utilizam a companhia não estejam satisfeitas  com os atrasos e cancelamentos que existem -- nós também não estamos --  e o que pedimos ao Conselho de Administração da empresa é que crie condições  para que rapidamente este problema operacional -- de insuficiência de aviões  e meios, nada a ver com questões de segurança -- seja suprido", afirmou  hoje Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado respondia, assim, às questões colocadas pelos  jornalistas sobre a TAP no final do Conselho de Ministros que decorreu esta  manhã, apelando à manutenção da "imagem de confiança" da companhia aérea  portuguesa.

"Não há nenhuma questão de segurança", assegurou.

O presidente da TAP admitiu, em entrevista à agência Lusa na quarta-feira,  que um somatório de fatores associados a um crescimento do tráfego acima  do esperado têm conduzido a cancelamentos de voos, o que classifica de "dores  de crescimento" que espera estarem sanadas em agosto.

"Tivemos um atraso na receção dos [seis] aviões, também um atraso na  formação, sobretudo de tripulantes. Neste momento, conseguimos formar cerca  de metade dos tripulantes que gostaríamos de ter formado", declarou.