Turismo

'Bondinho' do Pão de Açúcar completa cem anos

O "bondinho" do Pão de Açúcar, teleférico  que une duas emblemáticas montanhas do Rio de Janeiro, completou celebra  cem anos desde a sua construção, que na altura contou com o trabalho de  operários portugueses.

Considerado um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, o Pão  de Açúcar está localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade, e é  formado por dois grandes morros, praticamente sem vegetação, de mais de  600 milhões de anos.

As obras para a construção de uma via aérea unindo os dois morros foi  autorizada em 1910, tendo sido o primeiro trecho concluído em 27 de outubro  de 1912.

Para celebrar a data, milhares de fatias de bolo foram distribuídas  ao público que, somente no último sábado, somou 5.400 visitantes.   Além da participação nas obras - que exigiram operações de escalada  consideradas "ousadas" para a época - os portugueses foram também os responsáveis  por batizar os dois morros, que ajudam a criar a atmosfera mítica da cidade,  formada entre mar e montanhas.

Embora existam outras versões, prevalece a do historiador Vieira Fazenda,  de que foram os portugueses a dar o nome de "Pão de Açúcar", em referência  à forma cónica, de mesmo nome, na qual era transportado para a Europa o  açúcar produzido no Brasil.

Além de atrair turistas de todo o do mundo - a RioTur informa que já  passaram por ele mais de 40 milhões de pessoas, de diversas nacionalidades  - o teleférico ganhou destaque internacional ao ser cenário de um dos filmes  da saga de James Bond no episódio "007 -- Aventura no Espaço", de 1979.  No filme, o ator Roger Moore, que interpretava o famoso agente britânico  James Bond, protagoniza uma cena luta com o teleférico parado, a uma altura  aproximada do seu pico máximo, que é de quase 400 metros.    Também para marcar a data foi inaugurada uma exposição que conta a história  do 'bondinho' e as transformações ocorridas no Rio de Janeiro no período  entre 1908, até os dias actuais.    A celebração do final de semana marcou a inauguração do primeiro trecho  do teleférico - que transporta os passageiros da Praia Vermelha até ao primeiro  morro. Em janeiro estão previstas novas atividades para marcar a abertura  do segundo e mais alto percurso.