Turismo

Associação Nacional de Turismo quer "congregar vontades" dos diferentes sectores

A "congregação de vontades" dos diferentes setores  de atividade ligados ao turismo é uma das prioridades da recém-criada Associação  Nacional de Turismo (ANT), que também irá procurar dar "bons conselhos ao  Governo".

"Queremos ser uma associação que congrega vontades de diferentes setores  de atividades do setor do turismo e que pretende de alguma forma contribuir  para que o debate público seja um debate enriquecido e não apenas um debate  setorial ou que possa vir apenas a confinar nalguns aspetos de atividade",  afirmou o presidente da ANT, Pedro Machado, em declarações à Lusa no final  de uma audiência com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Insistindo na 'tónica' de que a ANT pretende ser um organismo nacional  que "quer pensar o todo nacional e que está para além das várias associações  setoriais", Pedro Machado gracejou que a associação constituída há menos  de seis meses quer também dar ao Governo e ao Turismo de Portugal "bons  conselhos" para que a promoção nacional e internacional "seja cada vez mais  atrativa".

Sobre o encontro com o chefe de Estado, Pedro Machado, que é também  presidente da Turismo Centro de Portugal, adiantou que serviu para apresentar  a Cavaco Silva a nova associação e dar conta da disponibilidade para cooperar  com os órgãos de soberania e também com o setor privado.

Entre os objetivos da associação, Pedro Machado apontou a tentativa  de fazer com que alguns problemas estruturantes do setor do turismo, como  a sazonalidade, "tenham reflexo nas prioridades das políticas públicas",  sobretudo no âmbito do novo quadro comunitário de apoio.

"Queremos ser um espaço amplo de debate, um espaço de concertação, um  espaço de parceria até com as próprias confederações do turismo e do comércio,  lembrar que o turismo é uma atividade complexa, é feita de uma constelação  de atividades, não é apenas a restauração, a hotelaria, também temos o comércio,  os serviços", acrescentou.

A ANT foi criada em novembro de 2013 e tem como fundadores as Entidades  Regionais de Turismo do Algarve, do Alentejo, do Centro de Portugal, do  Porto e Norte de Portugal, assim como, a Direção Regional de Turismo da  Madeira.