Turismo

Turismo abranda no Chipre

As visitas de turistas a Chipre caíram 7,8% no primeiro trimestre de 2014, com uma diminuição recorde de 16% nas chegadas em março, de acordo com dados oficiais.

Os turistas britânicos, gregos e alemães diminuíram significativamente em março, mas em contrapartida houve um aumento de turistas russos, mais 5,8% em relação a março de 2013.

As chegadas de turistas a Chipre já tinham diminuído em 2013, um ano negro para a ilha, mas as receitas do turismo aumentaram e atingiram 2,08 mil milhões de euros, quando tinham ficado em 1,92 mil milhões de euros em 2012.

O aumento alimenta a esperança deste setor, considerado vital para a economia cipriota, ajudar o país a sair da recessão. As receitas do turismo representam 12% do Produto Interno Bruto (PIB).

À beira do colapso devido à exposição dos seus bancos à dívida grega, Chipre obteve em março de 2013 um resgate de 10 mil milhões de euros dos credores internacionais em troca de um rigoroso programa de austeridade e de privatizações.

Nas suas previsões de crescimento publicadas em finais de fevereiro, a Comissão Europeia apontou para uma contração da economia cipriota de 4,8% em 2014, após um recuo de 6% do PIB em 2013.