Turismo

Turismo religioso marca Páscoa em Braga, Porto atrai pelo lazer

O Porto e Braga são dos destinos turísticos portugueses  mais procurados na Semana Santa, mas com motivações "diferentes", pois a  capital do Minho é "a Meca" do turismo religioso, enquanto o Porto é procurado  para "férias curtas de lazer".

O responsável pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Marco  Sousa, disse à Lusa que o perfil do turista que procura o Porto "não se  altera na Páscoa", enquanto em Braga há um "perfil vincado" de visitantes  movidos pelas solenidades da Semana Santa, que atrai quase 30% do turismo  anual da capital do Minho.

Quanto ao setor hoteleiro, para a Semana Santa de 2014 há "boas perspetivas",  segundo apontou à Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria,  Restauração e Turismo (APHORT), Rodrigo Barros, com taxas de ocupação hoteleira  acima dos 75% em ambas as cidades.

"O último estudo do perfil do turista em Braga, realizado na Semana  Santa de 2012, revelou que quase 30% dos turistas que visitaram Braga o  fizeram por motivações religiosas", apontou Marco Sousa.

Segundo aquele estudo, 71,3% dos turistas que visitaram Braga referiram  as três procissões religiosas (Nossa Senhora da Burrinha, a Ecce Homo e  o Enterro do Senhor) como "o motivo" da viagem.

"Para o Porto não há nenhum estudo específico para esta data porque  não há indícios de que o perfil do visitante se altere na Páscoa. Essencialmente,  o Porto é muito procurado nesta semana para férias curtas de lazer, cultura  e descanso", explicou Marco Sousa.

O setor hoteleiro é um dos que mais beneficia com os fluxos do turismo  na Páscoa e as expectativas para 2014 apontam números superiores aos de  2013.

"As perspetivas são boas. Os empresários estão confiantes de que será  uma Páscoa igual à de 2013, talvez um bocadinho melhor", disse Rodrigo Santos.

Segundo este responsável, as perspetivas da APHORT é que em Braga a  taxa de ocupação se situe entre "os 75% e os 90%" e no Porto, onde o lazer  é "a vertente mais forte", as estimativas indicam uma taxa de ocupação "de  80%".

O estudo do TPNP aponta, ainda, que 51,6% dos turistas em Braga na Semana  Santa são portugueses, mas revela presença de visitantes de países como  Israel, Moçambique, China ou Checoslováquia, embora o turista estrangeiro  em Braga seja "maioritariamente" espanhol.

No Porto também não faltam turistas nacionais e Rodrigo Barros acredita  mesmo, pelos contactos feitos com empresários do setor, que este ano a presença  de portugueses "vai aumentar um bocadinho" nesta cidade.

Quanto ao mercado estrangeiro, o Porto atrai também espanhóis, bem como  brasileiros, franceses, alemães e ingleses, disse Rodrigo Santos.