Turismo

Estrangeiros seguram Turismo Rural

Dormidas subiram 17,2% no primeiro semestre deste ano

Ver Galeria

A taxa de ocupação-cama no Turismo Rural não chegou aos 22% no primeiro semestre deste ano, com Abril a posicionar como melhor mês, com 29,2%.

Mas se não fossem os turistas estrangeiros o sector na Madeira já tinha desaparecido. Segundo os dados disponibilizados pela Direcção Regional de Estatística, quer o total de  hóspedes, quer as dormidas estão em alta, mas graças aos estrangeiros, responsáveis por cerca de 88% do negócio.

O número de hóspedes estrangeiros registados em Junho deste ano subiu 30,1%, em relação ao período homólogo. Em relação ao número de hóspedes portugueses, os números são bastante mais baixos, e sofreram uma queda de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas foram registados 111 hóspedes portugueses em Junho deste ano.

Em termos acumulados, o total de hóspedes entrados no primeiro semestre de 2012 regista uma melhoria homóloga de 23,7%.

No que concerne a dormidas, no primeiro semestre deste ano houve um aumento de 17,2%, também graças ao impulso dos estrangeiros na ordem dos 18,8%, já que os portugueses diminuiram a presença em 3,8%

Se olharmos apenas para Junho, foram registadas 4.895 dormidas, o que representa um crescimento de 23,1% em comparação com o mesmo mês o ano passado. 95% das dormidas registadas foram por parte de turistas estrangeiros, sendo que o número de dormidas de turistas portugueses sofreu uma queda de 35,9%, em comparação com igual período de 2011.

A Madeira tinha em Junho último 52 estabelecimentos classificados como sendo de 'Turismo no Espaço Rural', 299 quartos e capacidade de alojamento para 611 hóspedes. No primeiro semestre facturaram cerca de 801 mil euros e tiveram custos de  quase 277 mil euros.