Turismo

5 números do dia

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, assinaram ontem a adesão de Portugal ao programa “50.000 turistas”, um projecto que promove o fluxo de viajantes entre Europa e América do Sul nas respectivas épocas baixas.

Esta iniciativa de combate à sazonalidade tem por objectivo incentivar 25 mil sul-americanos a viajarem para a Europa entre Outubro e Março de 2013, na sua primeira fase, e 25 mil europeus a viajarem para a América do Sul entre Maio e Outubro de 2013. Através de novas campanhas de promoção, o projecto deverá incidir sobretudo nos mercados que têm demonstrado maior crescimento para Portugal, como é o caso do Brasil. (Presstur)

O ritmo de crescimento do turismo interno no Brasil entre as pessoas com rendimentos baixos foi quase duas vezes maior que o avanço de todas as classes sociais consolidadas, segundo estudo divulgado pelo ministro do Turismo. O número de pessoas que auferem até quatro salários mínimos que viajaram pelo Brasil entre 2007 e 2011 cresceu 21%, enquanto o número de viajantes para destinos nacionais como um todo teve expansão de 11,7%.

De acordo com o estudo que analisou 39 mil famílias em 110 municípios, em 2007 foram realizadas 161 milhões de viagens domésticas. Em 2011, o número saltou para 190 milhões. A maioria dos turistas tem origem na Região Sudeste (41%), seguida pela Região Nordeste (26%). (O Globo)

Convidado a avaliar, numa escala de zero a dez, a qualidade de dez produtos turísticos portugueses, um painel composto por 115 membros afiliados da Organização Mundial do Turismo atribuiu a nota mais elevada (8,22) à categoria Gastronomia e Vinho.

Natureza, escapadinhas urbanas (“city breaks”), sol e mar, e golfe completam o ranking dos produtos mais valorizados, enquanto “negócios” é a categoria com pior nota (6,41). (Jornal de Negócios)

Há oito de interessados na compra da ANA - Aeroportos de Portugal, empresa que faz a gestão dos aeroportos portugueses.

O comunicado da Parpública não revela quem são os interessados, mas o Diário Económico adianta que entre as propostas entregues ao Governo estão a dos franceses da Vinci e a do fundo inglês Global Infrastructure Partners (GIP), que detém 42% do aeroporto britânico Gatwick. (TSF)

Em 2011, Hong Kong ocupou o primeiro lugar no ranking dos dez principais destinos do mundo, com 21,83 milhões de turistas.

De acordo com o estudo Euromonitor, no top ten figuram cidades asiáticas (Singapura, Kuala Lumpur, Banguecoque, Shenzhen e Cantão, além da já referida Hong Kong), duas turcas (Istambul e Antalya) e apenas uma cidade europeia - Londres -, bem como Nova Iorque. Istambul, que ocupou a 9.º posição, registou o maior crescimento: 20,2%. (Oje)