Turismo

ANAM terá de pagar 50 milhões à ANA

A participada da ANA para os aeroportos da Madeira, a ANAM - Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, terá de pagar à empresa-mãe 50 milhões de euros de um empréstimo obrigacionista, que vence em 2014, logo que o futuro comprador da empresa assuma a maioria da respectiva estrutura accionista.

A notícia é dada pelo 'Diário Económico' com base no relatório e contas de 2011 da ANAM, no qual a concessionária esclarece que a empresa encontra-se a amortizar um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI), com prestações anuais de 3,7 milhões de euros. E "terá, já em 2014, que proceder à recompra do empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros, podendo, entretanto, haver necessidade da sua antecipação, face ao desenvolvimento da privatização da ANA, SA, que prestou, para a obtenção deste empréstimo, o respectivo aval".

"No contrato de empréstimo está previsto o reembolso antecipado se existir alteração accionista da ANA, SA", revela o referido documento. Desta forma, o reembolso do empréstimo por parte da ANAM poderá ter de ser antecipado de 2014 para o próximo ano, uma vez que o Governo pretende concluir a privatização da ANA entre o final deste ano e o início de 2013.