Turismo

Colégio dos Jesuítas terá visitas guiadas

O Colégio dos Jesuítas do Funchal vai afirmar-se no circuito turístico citadino, colmatando assim uma lacuna existente, uma vez que é "inegável a curiosidade que desperta nos poucos visitantes que possui e o mistério que cerca o seu percurso".

Quem o garante é a Associação Académica da UMa, a par do lamento que "apesar da relação indissociável entre o Colégio e a educação, o espaço nunca foi um pólo de atracção de visitantes como são outros pontos de interesse do Funchal".

Para dar a volta ao contexto, a associação revela ao DIÁRIO que vão começar em Dezembro as visitas guiadas ao edifício. Para já só é possível conhecer algumas zonas de livre trânsito, tal como, o Pátio dos Estudantes e zonas circundantes.

As visitas serão pagas e parte das verbas angariadas reverterão par o fundo de conservação do edifício, retratado como uma “das construções mais notáveis existentes na Ilha” pelo historiador e docente da Universidade da Madeira, Rui Carita.

A dinamização do Colégio dos Jesuítas do Funchal faz-se por etapas. A 21 de Setembro deu-se a inauguração de um dos vários projectos de dinamização cultural e científica que a Associação Académica pretende oferecer a todos os residentes da ilha e a todos os que nos visitam. Tratou-se da abertura da segunda Gaudeamus - Loja Académica da AAUMa, que representa "a âncora da plataforma que se pretende colocar em funcionamento nesse espaço detentor de uma forte carga histórica, única na Região, alvo de um trabalho meticuloso de recuperação e conservação nos últimos anos".

O primeiro passo deste projecto foi dado com "o forte e fundamental apoio da Universidade da Madeira que, certamente, irá incentivar toda a vasta programação que irá ser revelada ao longo dos próximos meses,com o lançamento de outros projectos satélites que irão, de forma decisiva, marcar a história do complexo histórico", revela a AAUMa.