Aumento da ocupação hoteleira e diversificação de mercados são os grandes desafios
O presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa, afirmou hoje, em Coimbra, que o aumento da taxa de ocupação das unidades hoteleiras e a diversificação de mercados são dois dos "grandes desafios" que se colocam ao sector.
"A taxa de ocupação das unidades hoteleiras é de 52% ao ano. Se comparássemos o sector com uma fábrica haveria 48% da sua produção que nunca seria comercializada de forma rentável. Há um potencial económico de crescimento no sentido de ocupar estes 48% de capacidade hoteleira", disse.
Frederico Costa discursava na sessão de abertura do seminário "Turismo 2015 -- Polo de Competitividade e Tecnologia", que decorreu hoje no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC). Outro dos desafios que destacou para o setor do turismo foi a necessidade de diversificação de mercados e a aposta nos mercados internacionais. "Não podemos deixar de olhar para os mercados tradicionais, mas a diversificação de mercados é fundamental", sustentou o presidente do Turismo de Portugal. Outras prioridades enunciadas por Frederico Costa foram o combate à sazonalidade, de forma a ter "uma ocupação estável durante o ano inteiro", e uma "engenharia do produto", através do cruzamento de experiências que enriqueça a solução final. Referindo-se ao Polo de Competitividade e Tecnologia "Turismo 2015", Frederico Costa disse que "a economia portuguesa funcionará cada vez melhor quanto maior complementaridade houver entre os vários setores" e o turismo, que "face à sua essência, depende enormemente de outros setores". O polo tem como objetivo primordial direcionar as oportunidades criadas pelos fundos estruturais para o desenvolvimento do setor do turismo, funcionando como alavanca para a melhoria da sua competitividade e para o cumprimento dos objetivos consagrados no Plano Estratégico Nacional de Turismo.
Entre os projectos apresentados no primeiro painel do seminário figuram o "Pequeno Almoço Português", em desenvolvimento pela PortugalFoods, que consiste em colocar nas unidades hoteleiras produtos portugueses. Foram também apresentados soluções e projetos nos domínios das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e da mobilidade, colocados ao serviço do turismo.