Turismo

Aumento da ocupação hoteleira e diversificação de mercados são os grandes desafios

O presidente do Turismo de Portugal, Frederico  Costa, afirmou hoje, em Coimbra, que o aumento da taxa de ocupação das unidades  hoteleiras e a diversificação de mercados são dois dos "grandes desafios"  que se colocam ao sector.

"A taxa de ocupação das unidades hoteleiras é de 52% ao ano. Se comparássemos  o sector com uma fábrica haveria 48% da sua produção que nunca seria comercializada  de forma rentável. Há um potencial económico de crescimento no sentido de  ocupar estes 48% de capacidade hoteleira", disse.

Frederico Costa discursava na sessão de abertura do seminário "Turismo  2015 -- Polo de Competitividade e Tecnologia", que decorreu hoje no auditório  do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC).  Outro dos desafios que destacou para o setor do turismo foi a necessidade  de diversificação de mercados e a aposta nos mercados internacionais. "Não podemos deixar de olhar para os mercados tradicionais, mas a diversificação  de mercados é fundamental", sustentou o presidente do Turismo de Portugal.  Outras prioridades enunciadas por Frederico Costa foram o combate à  sazonalidade, de forma a ter "uma ocupação estável durante o ano inteiro",  e uma "engenharia do produto", através do cruzamento de experiências que  enriqueça a solução final.   Referindo-se ao Polo de Competitividade e Tecnologia "Turismo 2015",  Frederico Costa disse que "a economia portuguesa funcionará cada vez melhor  quanto maior complementaridade houver entre os vários setores" e o turismo,  que "face à sua essência, depende enormemente de outros setores".   O polo tem como objetivo primordial direcionar as oportunidades criadas  pelos fundos estruturais para o desenvolvimento do setor do turismo, funcionando  como alavanca para a melhoria da sua competitividade e para o cumprimento  dos objetivos consagrados no Plano Estratégico Nacional de Turismo.

Entre os projectos apresentados no primeiro painel do seminário figuram  o "Pequeno Almoço Português", em desenvolvimento pela PortugalFoods, que  consiste em colocar nas unidades hoteleiras produtos portugueses. Foram também apresentados soluções e projetos nos domínios das Tecnologias  de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e da mobilidade, colocados  ao serviço do turismo.