Turismo

Galos de Barcelos são 'Óscares' em festival internacional de turismo

Galos de Barcelos feitos por artesãos locais  são os 'Óscares' do Festival Internacional de Filmes de Turismo (Art&Tur),  cuja quinta edição decorrerá de 24 a 27 de Outubro, naquela cidade, com  um total de 360 filmes, informou hoje fonte municipal.

Este ano, o país convidado será o Paraguai, pelo que a organização decidiu  distinguir o melhor filme ibero-americano com a "galinha picha'i", uma peça  em barro feita por artesãos daquele país e também conhecida por "galinha  da sorte".

Este ano, o Art&Tur conta com um número recorde de filmes, promocionais  de 28 países.   Para além de premiar os melhores filmes a nível mundial em diversas  temáticas do turismo, o ART&TUR distingue produções audiovisuais cuja mensagem  transmite os valores da biodiversidade, vida humana e jovens talentos, estando  os respetivos prémios associados, respetivamente, aos nomes de Charles Darwin,  Aristides de Sousa Mendes e Júlio Verne.

A organização é da Associação Portuguesa de Turismologia, com o patrocínio  da Câmara de Barcelos, que subsidia o evento com 60 mil euros.

O Art&Tur faz parte do Comité Internacional dos Festivais de Filmes  de Turismo (CIFFT), que integra 14 festivais e que, anualmente, realiza  o Festival dos Festivais, em Viena.