Turismo

Agências de viagens facturam menos 7% este ano

A faturação das agências de viagens em Portugal deverá cair 7% este ano, para 1.400 milhões de euros, devido ao abrandamento da procura e "forte pressão" sobre os preços, segundo um estudo setorial hoje divulgado.

"A situação económica adversa provocou nos últimos anos fortes quebras das receitas dos operadores turísticos e das agências de viagens portugueses", refere a Informa D&B em comunicado.

No caso das agências retalhistas, a quebra no volume de negócios deverá ser de 7% este ano, para 1.400 milhões de euros, enquanto nas agências grossistas deverá atingir os 8%, para 280 milhões de euros.

Em 2012, a faturação das agências de viagens já havia caído 10%, para 1.510 milhões de euros, enquanto o volume de negócios dos grossistas de viagens diminuiu aproximadamente 12%, para 350 milhões de euros.

De acordo com as conclusões do estudo, na base desta evolução está "o aumento do desemprego e a contração da despesa das famílias e das empresas", que motivaram uma "redução substancial do orçamento destinado a viagens".

"Constata-se uma orientação crescente da procura para destinos de menor custo e mais próximos, assim como para estadas mais curtas", nota a Informa D&B.

Adicionalmente, refere, o setor das viagens "enfrenta uma desintermediação crescente, pelo que uma percentagem cada vez mais alta de clientes particulares e empresariais compra diretamente os bilhetes de transporte, as reservas hoteleiras e outros serviços turísticos através do 'site' das companhias fornecedoras destes serviços".

Segundo os dados da Informa D&B, em maio passado havia em Portugal um total de 1.785 agências de viagens, número que tem apresentado "uma tendência decrescente nos últimos exercícios, devido ao encerramento de empresas e ao processo de restruturação das redes das grandes cadeias".