Turismo

Hotelaria madeirense acima da média nacional

A hotelaria regional estará mesmo a atravessar um bom momento, pelo menos em termos globais, uma vez que "as primeiras estimativas para o mês de Julho de 2013 apontam para um acréscimo nos principais indicadores da hotelaria", informa a Direcção Regional de Estatística, aliás, acima da média nacional.

As variações homólogas (face a Julho de 2012) são "de 7,4% nas dormidas, 8,6% nos proveitos totais e 9,8% nos proveitos de aposento", frisa a DREM, com dados divulgados hoje. "A nível nacional, pela mesma ordem, os crescimentos observados nestas variáveis foram de 3,8%, 6,7% e 7,3%".

Há a destacar o crescimento das dormidas tanto para o mercado nacional (residentes) como para o internacional (não residentes). "O primeiro registou um incremento de 17,8%, mantendo a tendência positiva que iniciou em Maio passado", realça, facto demonstrado pela entrada de 83,4 mil dormidas de portugueses no mês de Julho, que no acumulado do ano já dá 324,3 mil dormidas nacionais nas unidades hoteleiras.

"No mercado internacional, que aumentou 6%, realce para a subida das dormidas produzidas por turistas britânicos (+24,1%). Por sua vez, o outro mercado tradicional - o germânico - registou um aumento de 2,6%". No caso dos estrangeiros, em Julho foram registadas 564,2 mil dormidas, acumulando assim um total de janeiro até Julho de mais de três milhões e 75 mil dormidas.

"Analisando os primeiros sete meses de 2013, observa-se que as dormidas cresceram 7,5% na Madeira, enquanto os proveitos totais registaram um incremento de 8,4% e os de aposento 11,3%, comparativamente ao período homólogo", resume a DREM. É de realçar ainda que as taxas de ocupação e a estada média (n.º de noites) também aumentaram entre Julho de 2012 e Julho deste ano.