Governo quer novo modelo de promoção turística
O Governo quer definir um novo modelo de promoção turística que seja "segmentado, ágil e eficaz" através de uma lógica descentralizada, referem as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, a que a Lusa teve acesso.
Para além do novo modelo de promoção, o Governo quer criar "novos instrumentos, em colaboração com as associações de 'business angels' e outros investidores privados, para a promoção do empreendedorismo e para recapitalização e consolidação do setor do turismo", pretendendo também "rever e reestruturar" as participações financeiras do Turismo de Portugal.
"Em 2014 será ainda definido um novo modelo de promoção turística segmentado, ágil e eficaz, que permita articular a promoção da marca Portugal e do destino, com os produtos turísticos regionais, e com a comercialização. Este novo modelo permitirá realizar uma promoção assente numa definição descentralizada e participada do posicionamento do destino turístico e na execução articulada e focada nos resultados", escrevem os autores do texto.
O objetivo da redefinição da estratégia é "garantir uma maior articulação e concertação do turismo com outros setores, como o agroalimentar, a cultura, a indústria, os transportes e o mar".
"Este novo modelo permitirá a consolidação dos mercados tradicionais, ainda com enorme potencial de crescimento, a par do aproveitamento de oportunidades em mercados emergentes e novos perfis de consumo, como o Brasil, Rússia, Polónia, China ou Índia", indica o Governo.
O próximo ano deverá também assistir a uma aposta renovada em regiões "como o Algarve e a Madeira, na consolidação de Lisboa e na potenciação do crescimento de regiões como o Porto, o Douro, o Alentejo ou os Açores".